DivulgaçãoCampanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Alagoas Todo SegundoDo Todo SegundoA campanha de imunização contra a gripe teve seu prazo prorrogado até 5 de junho em Alagoas, informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na quarta-feira (20). O prazo inicialmente previsto para o fim da iniciativa era esta sexta-feira (22).
De acordo com a Sesau, até a quarta-feira, o estado tinha atingido apenas 47% da meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80% ou 640.516 pessoas. O público alvo, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, totaliza 702.289 pessoas.
Nesta edição devem ser imunizadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, os adultos com 60 anos ou mais, as gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, conhecido como agente da gripe suína, e os tipos de vírus influenza A e B. A. Secretaria de Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito.
Outros tipos de vacina estão disponíveis no período da campanha, a Pneumo-23 (pneumocócica 23-valente), responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia e a vacina contra difteria e tétano.
Para serem imunizadas, essas pessoas devem se dirigir até os postos de vacinação próximos de suas residências, cujos endereços estão sendo divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos.