17/11/2016 18:02:06
Saúde
Como prevenir alergias de pele e crises respiratórias no verão?
Cuidados em casa e no dia a dia combatem a ação dos fungos e bactérias
DivulgaçãoComo prevenir alergias de pele e crises respiratórias no verão?
Todo SegundoPor Juliana Rodrigues

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no verão é muito comum as crises alérgicas, como a dermatite de contato, dermatite atópica. O suor e a troca brusca de temperatura agem como porta de entrada para essas complicações, gerando coceiras, inchaços e até descamação na pele.

A Organização Mundial de Alergia alerta que as doenças alérgicas têm obtido forte crescimento na população, chegando até 40% em todo o mundo. Tanto no inverno, como no verão, essas crises podem surgir se as medidas preventivas não forem adotadas.

A SBD ressalta que ainda não existe uma dieta perfeita para combater a alergia, contudo, manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, como zinco e principalmente a vitamina C pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Para combater as alergias no verão, confira algumas dicas:

Cuidados com a pele
Evite banhos muito quentes e demorados, mantenha a pele hidratada, se tiver algum tipo de alergia, opte pelo uso do produto indicado pelo médico dermatologista.

No verão costumamos visitar piscinas para se refrescar, porém ambientes com maior umidade são portas de entrada para manifestação de fungos e bactérias.  Sempre seque bem os pés e as mucosas com intuito de combater a micose.

O uso diário do filtro solar e a reaplicação ao decorrer do dia é fundamental no verão. A SBD orienta que para o uso diário o Fator de Proteção Solar (FPS) de 15 a 20 é o ideal. No entanto, nos dias mais quentes ou quando houver maior exposição, fatores acima de 30 são necessários. Reaplique o produto a cada duas horas, principalmente em episódios de transpiração excessiva.

Faça boas escolhas de roupas e acessórios

A SBD recomenda além do uso imprescindível do filtro solar a proteção com chapéu e bonés em dias quentes. As roupas de algodão são as mais indicadas, principalmente durante a prática de atividades físicas, pois conseguem absorver cerca de 90% da radiação UV ao comparar com tecidos sintéticos, como o nylon que retêm apenas 30%.

Dê preferência para barracas de praia produzidas com algodão ou lona, os materiais conseguem absorver até 50% da radiação UV. Os óculos escuros são fundamentais na estação para proteger os olhos no combate aos danos causados pela catarata e relacionados à córnea.

Dicas para diminuir a poeira em casa:

· Mantenha a casa arejada;

· Opte por cortinas que podem ser lavadas a cada 15 dias e evite as persianas;

· Evite objetos que são acumuladores de ácaros e poeira, como ursos e tapetes felpudos, exceto se possui tempo e disposição para lavá-los semanalmente;

· Troque a vassoura por um pano úmido;

· Use água sanitária para limpar o chão, pois previne o mofo e combate os fungos;

· Lave os casacos e cobertores guardados por muito tempo;

· Quem sofre de alergias deve manter os animais fora do quarto;

· Em casos de casa úmida evite o uso de tapetes, principalmente no quarto;

· Evite perfumes, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal com cheiro forte.

Cuidados caseiros para amenizar as alergias respiratórias
Não só no inverno as crises de rinite e coriza podem surgir, como também no verão, sendo bastante comum por conta da poluição e poeira. Uma forma de prevenir os sintomas alérgicos é utilizar ao longo do dia o soro fisiológico para a limpeza nasal.

De acordo com orientações do portal Trocando Fraldas ambientes com ar condicionado e aquecedores devem ser evitados no verão por pessoas que sofrem de alergias respiratórias, pois provocam o ressecamento das mucosas e aumentam a congestão nasal.

Para melhorar a qualidade do sono entre as crianças e bebês que possuem dificuldade para respirar mantenha a cabeceira do colchão elevada. O uso dos umidificadores elétricos também é uma boa opção, pois melhoram a qualidade do ar.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.