26/10/2015 08:01:18
Saúde
Manter o Calendário Vacinal em dia é importante para evitar doenças
Supervisora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas diz que pais devem ficar atentos
Carla CletoManter o Calendário Vacinal em dia é importante para evitar doenças
Todo SegundoApós o nascimento dos filhos, a alegria toma conta da família, mas com eles surge uma série de responsabilidades. E uma delas não pode ser esquecida: a atualização do Calendário Vacinal. A imunização que se inicia desde as primeiras horas de vida é o caminho eficaz para a prevenção de diversas doenças, a exemplo da poliomielite, que pode causar sequelas irreversíveis. No calendário, há também vacinas destinadas aos adolescentes, adultos e idosos.

A prevenção é a palavra que os pais devem inserir no seu vocabulário a partir do momento em que o filho nasce, e deve se prolongar pelo resto da vida. A supervisora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Denise Castro, disse que é importante que os bebês, as crianças, adolescentes, adultos e idosos estejam com o esquema vacinal completo, porque é o meio de evitar o surgimento de doenças imunopreveníveis.

De acordo com Denise Castro, não há motivo que possa justificar a não atualização do calendário vacinal, porque as vacinas estão nas unidades de saúde e são disponibilizadas gratuitamente. E, ainda, os pais recebem uma caderneta para acompanhar as datas da aplicação das doses e reforços.

"Os pais devem ficar atentos ao calendário e comparecer na data correta para vacinar os filhos. O mesmo deve acontecer com adolescentes, adultos e idosos. Vacinar é importante e contribui para redução de doenças que podem causar problemas graves e, até mesmo, levar à morte”, disse.

Em algumas maternidades, nas primeiras 12 horas, o bebê recebe a primeira dose da BCG e Hepatite B. Mas, caso não tenha disponível no local do nascimento, os pais devem, após a alta médica, procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Denise Castro afirmou que, a partir de então, eles devem seguir o calendário vacinal religiosamente, para assegurar a saúde do bebê.

Para as crianças, há uma série de vacinas disponíveis nos postos de saúde. Além da BCG e Hepatite B, que são administradas logo após o nascimento, existem, ainda, a penta valente, pneumocócica, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, hepatite A, poliomielite,  tríplice viral e tetra viral.

Para adolescentes e adultos, estão disponíveis a DT (contra tétano e difteria), hepatite B e a influenza (contra gripe), destinada aos idosos, gestantes, profissionais de saúde, indígenas e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Recentemente, também está disponível a vacina destinada ao combate ao HPV para adolescentes, com o propósito de evitar o câncer de útero.

Agência Alagoas

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.