A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio do setor de Vigilância em Saúde e Ambiental, informa que o município, mediante avaliação do painel epidemiológico, registra aumento de casos de Influenza.
A identificação do vírus ocorre durante todo o ano no Brasil, com a dispersão aumentando rapidamente em algumas estações do ano. No mês de abril observou-se um aumento de mais de 100% do casos, superando o mês de março. Em Palmeira já foram registrados 32 casos da doença, um número preocupante relativo a anos anteriores.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Podem ainda estar presentes na influenza sinais e sintomas como diarréia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
A vacinação contra a influenza ocorre de forma simultânea em todo o país. A vacina pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Neste sábado (27), será realizado o DIA D da campanha no município e a vacina será disponibilizada nos seguintes locais: Farmácia Central do Povo, Escola Marinete Neves e Unicompra da Vieira de Brito, das 8h às 13h.
Poderão tomar a vacina os seguintes públicos:
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621