AssessoriaPrefeitura de Palmeira lança Novembro Azul com diversas ações de saúde Todo SegundoDa AssessoriaA Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou na última terça-feira (7), no município, a Campanha Novembro Azul. A abertura do mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, especialmente o câncer de próstata e o diabetes, aconteceu no antigo prédio da Dipal e reuniu centenas jovens, adultos e idosos que procuraram os serviços de assistência médica e odontológico ofertados pelo governo municipal. Na ocasião, 300 mototaxistas participaram de uma motocada e do mutirão de saúde e receberam os novos coletes que usarão, a partir de agora, para trabalhar na cidade.
Durante todo este mês, a SMS, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), estará trabalhando diversos temas como o diabetes, o próprio câncer de próstata, acidentes de trânsito, lei seca, alcoolismo, sedentarismo e alimentação saudável para alertar os homens palmeirenses sobre prevenção e cuidados com a saúde. Serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, vacinas, antropometria, aferição de pressão intraocular e serviços de saúde bucal estarão disponíveis em ações descentralizas e também nas UBS.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum em homens brasileiros e um dos tipos mais curáveis que existe, porém o tratamento traz algumas consequências para o homem. É praticamente certo que o paciente irá vivenciar problemas como disfunção erétil ou até impotência sexual. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só em 2016 foram registrados 61 mil casos da doença.
De acordo com o prefeito Júlio Cezar, os homens precisam ser mais atenciosos com a própria saúde e, sobretudo, evitar o preconceito na hora de realizar exames como o de câncer de próstata. “Ainda existe um certo preconceito na hora de fazer certos exames, por parte de muitos homens, como o de câncer de próstata. As mulheres são mais cuidadosas, fazem consultas, exames e buscam tratamento porque para elas a vida vale muito, e assim, elas vivem muito mais. Devemos tomar isso como exemplo e buscar ajuda e cuidados com a nossa saúde. Ações como o Outubro Rosa e o Novembro Azul são muito importantes para a prevenção e diagnóstico de doenças, pois quanto mais cedo elas forem descobertas maiores são as chances de cura”, afirmou o prefeito.
Participaram da abertura da Campanha Novembro Azul a secretária de Saúde Kátia Born, o Superintendente da SMTT Rollemberg Albuquerque e vereadores do município.