12/09/2018 14:32:48
Saúde
Prefeitura e Apapi firmam convênio para acolhimento de cães e gatos em Palmeira
A cada mês, a prefeitura repassará a quantia de R$ 5 mil para ajudar nas despesas da entidade
AssessoriaAssinatura do convênio aconteceu na Praça Moreno Brandão
Assessoria

O prefeito Júlio Cezar e a Associação Protetora dos Animais de Palmeira dos Índios (Apapi) firmaram nesta quarta-feira (12) um convênio para recolhimento, assistência e cuidado com os animais de rua do município, a exemplo de cães e gatos. A assinatura do convênio aconteceu na Praça Moreno Brandão, no Centro, e reuniu secretários municipais, vereadores e profissionais que vão atuar na Apapi. A cada mês, a prefeitura repassará a quantia de R$ 5 mil para ajudar nas despesas da entidade, recursos da Vigilância em Saúde.

O Presidente da Associação Edvaldo Silva, o Biu, disse que a cidade merecia ter um local para abrigar e cuidar de cães e gatos abandonados. “Estamos muito felizes porque, a partir de agora, os animais terão um local para receber cuidados, castração, medicamentos e alimentos até que alguém se interesse e queira adotar algum deles”, falou Edvaldo Silva.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Katia Born, muitas lutas aconteceram até que o convênio fosse oficializado. “Fazer um ofício é fácil, mas fechar um convênio é uma luta. As pessoas não se incomodam com os cachorros, mas com as doenças que eles transmitem. Então, estamos tendo todo o cuidado com o assunto. Vamos tratar os animais doentes, realizar castração, mapear a cidade inteira, nas zonas rural e urbana. Estamos começando essa parceria e tenho certeza que a população ficará satisfeita”, garantiu a secretária.

O prefeito Júlio Cezar afirmou que governar uma cidade não é fácil, mas a primeira ordem é cuidar das pessoas. “Ser prefeito e administrar uma cidade é cuidar das pessoas e dos seus problemas. E Palmeira tinha uma série de problema com os animais que foram jogados nas ruas, maltratados, com fome e sede. Os cães precisam de água e comida e do amparo humano para sobreviver. Antes, víamos gado e cavalos nas ruas e assim que assumimos a gestão cuidamos para que os animais também fossem recolhidos, a partir de um serviço telefônico. Depois, cães e mais cães, que causavam ameaça à saúde pública por terem doenças", explicou o prefeito.

E continuou. "E, para manter a população, que é a nossa prioridade, livre das doenças provocadas pelos cães, é preciso tratá-los. Mas agora temos a Apapi para acolher, medicar e prepará-los para futuras feiras de adoção. Isso tudo é resposta à escolha que a população fez na última eleição e estamos trabalhando para continuar respondendo a tudo que a sociedade precisa. Confio na Apapi e tenho certeza que os serviços estão em boas mãos”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.