03/12/2019 12:55:46
Saúde
Secretaria de Saúde convoca a população no combate ao Aedes aegypti
Com o aumento da temperatura, o mosquito se desenvolve com mais facilidade
DivulgaçãoAedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
Assessoria

Na Semana Nacional de Mobilização do Combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica e Endemias, convoca a população para mais uma vez, atentar para os perigos do mosquito. Com o aumento da temperatura, o mosquito se desenvolve com mais facilidade e em grande quantidade, principalmente onde há reservatórios expostos e locais abandonados.

Doenças como dengue, chikungunya e zika têm mostrado o grande impacto na saúde da população, leva pessoas a óbito ou as deixa com sequelas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), somente este ano já foram registrados 29.700 casos de doenças provenientes do Aedes aegypti: 26 mil casos de dengue, 2,5 mil casos de chikungunya e 1,2 mil casos de zika. 10 municípios encontram-se em risco iminente de surto, 41 em situação de alerta e 49 em situação satisfatória.

Desde o fim de novembro, tendo em vista o grande número de casos de arboviroses, o setor de Endemias iniciou um trabalho de intensificação de combate ao vetor nos bairros com maior índice de focos do mosquito: Vila Maria, Jardim Brasil, São Cristóvão e Palmeira de Fora. Durante esta semana de mobilização, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão orientações e sala de espera. Os agentes comunitários de saúde e de endemias realizarão o trabalho de casa em casa, para detecção de focos do mosquito, nesta quarta-feira (04), a SMS participará de uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarhpi). A ação, que será iniciada às 8h, visa o recolhimento de pneus pela Avenida Alagoas. A concentração das equipes será no Polo Indígena.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.