O mês de setembro é dedicado à sensibilização das pessoas acerca da importância da doação de órgãos como um gesto simples que pode salvar muitas vidas.
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.esteve reunida, nesta quinta-feira (26), em Arapiraca, com a gerente-geral do Hospital de Emergência Daniel Houly, médica Regiluce Santos, para alinhar os procedimentos e etapas para dar início aos trabalhos acerca da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Em janeiro deste ano, o HE do Agreste criou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), por meio da Portaria 001/2019. Coordenada pela enfermeira Gleidmar Bezerra, a comissão é formada por uma equipe multiprofissional e viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Desde então, os médicos e outros profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste têm participado de várias capacitações e atualizações acerca dos procedimentos técnicos e das normas para a doação de órgãos.
A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, considerou muito proveitoso o encontro com a direção e os integrantes da CIHDOTT. “A comissão foi ampliada, fizemos uma avaliação conjunta das ações e agradecemos o apoio da gerente Regiluce Santos e equipe nessa etapa de ajustes de alguns fluxogramas, para que, em breve, o hospital já inicie os trabalhos em toda a região”, salientou.
A reunião também contou com a participação efetiva da equipe do Serviço de Organização de Procura de Órgãos (OPO), que tem como propósito a identificação de potenciais doadores, a manutenção e captação de órgãos e tecidos para transplantes.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital de Emergência Daniel Houly tem, entre outras atribuições, detectar possíveis doadores e viabilizar o diagnóstico preciso de morte encefálica.
A equipe multiprofissional também será responsável por adotar todos os procedimentos para o transplante em articulação com a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Central de Transplantes de Alagoas.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621