Para prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem.
Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo.A lista de municípios está disponível no site www.saude.gov.br/sarampo. Um caso da doença foi registrado em Arapiraca.
É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.
Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo. O esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade.
Para esclarecer como deve ser a vacinação contra o sarampo, o Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda responde à TV Saúde as principais dúvidas sobre o assunto. Assista aqui!
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621