12/06/2019 20:29:19
Saúde
Ônibus do Hemoal estará na UPA de Palmeira nesta quinta para arrecadar sangue
Iniciativa faz parte da tradicional Campanha Junina de Doação de Sangue. Os voluntários poderão ir até o local entre 8h e 16h
DivulgaçãoÔnibus do Hemoal estará na UPA de Palmeira nesta quinta
Todo Segundo com Ascom

O ônibus do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta quinta-feira (13), em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Palmeira dos Índios, localizada no bairro Vila Maria. Os voluntários poderão ir até o local entre 8h e 16h.

A iniciativa faz parte da tradicional Campanha Junina de Doação de Sangue começou na última segunda-feira (10), em Maceió e Arapiraca, com o objetivo de atender as vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi, São João e São Pedro.

Por outro lado, durante o mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Além destas unidades, o Hemoal, envia sangue para as maternidades e hospitais públicos do Estado, onde são atendidas as gestantes e os pacientes que irão ser submetidos a cirurgias eletivas.

"Esta ação é muito importante para garantirmos um estoque sempre estabilizado, visando salvar a vida de pessoas que correm risco de morte e necessitam de uma transfusão sanguínea ao longo do mês de junho”, destacou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para doação

Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.