Antes de surgir o pijama feminino as mulheres usavam as roupas que vestiam no dia a dia também para dormir. No século XVI homens e mulheres passaram a usar grandes camisolas e uma touca na cabeça para irem para cama.
No século XVIII as mulheres iam dormir com vestidos mais confortáveis e os homens com calças mais largas, inspiradas nos modelos da pérsia.
A origem da palavra pijama, em português, e pajamas em inglês, vem dos termos hindus “pae jama”, que significam “roupa para as pernas”. Mas somente no início do século XX, na chamada Era Vitoriana, quando a Índia ainda era colônia britânica, os pijamas foram mais usados, com uma forte influência das roupas que os povos de religião hindu vestiam.
Com o aumento do uso dos pijamas, a indústria têxtil passou a oferecer uma maior variedade de estampas, listrados e xadrez para os homens, e tecidos mais leves para as mulheres. Essa moda europeia se espalhou pelo mundo. Novos tecidos e modelagens foram sendo criadas pela indústria para os pijamas, já que muitas pessoas não costuravam mais em casa.
Com o uso cada vez mais frequente do pijama feminino a indústria passou a usar novos tecidos e modelagens para a peça ficar cada vez mais atraente. No início dos anos 70 as roupas de seda passaram a frequentar mais o guarda roupa das mulheres. Com isso, o tecido se tornou uma das melhores opções para o pijama feminino ficar mais bonito e confortável.
Uma nova forma de pijama feminino foi inventada. Os chamados babydoll femininos, que consistem em blusas sem mangas que cobrem até o quadril, além dos conjuntos babydoll, visando mais conforto. E, devido à Primeira Guerra Mundial, novos pijamas masculinos foram criados: as calças e camisetas de tecidos mais leves eram mais confortáveis para os militares vestirem na hora do descanso, e ainda evitam gastar ainda mais as roupas de combate.
Com a nova onda de usar uma roupa especial para dormir, o pijama feminino também atraiu os principais estilistas de moda de luxo. Dolce & Gabanna e Alexander Wang foram alguns dos estilistas que apresentaram pijamas nas passarelas, além de camisolas, slip dresses, roupões e conjuntos para dormir. Antes mesmo, nos anos 20, Coco Chanel, uma das estilistas mais famosas do mundo, revolucionou a época lançando uma coleção de pijama feminino.
Com o sucesso de Coco Chanel, a peça passou a ser desejada pelas mulheres mais ricas que usavam o pijama feminino até em locais públicos. A partir daí o pijama passou a ser um item versátil para a moda de luxo.
Hoje o pijama feminino pode ser visto em tapetes vermelhos de premiações do cinema, e por famosos nas ruas das principais capitais do mundo. Sarah Jessica Parker e Rihanna são algumas das celebridades que aderiram ao pijama feminino, ou ao sleepwear, a moda da roupa de dormir. E, ntão, já separou o seu pijama preferido para dar uma volta no parque?
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