As multas de trânsito são consequências de infrações cometidas por condutores no trânsito, como, por exemplo, andar sem o cinto de segurança, ultrapassar o sinal vermelho, transitar acima da velocidade permitida na via, entre outras.
O assunto é um tanto incômodo para grande parte dos motoristas brasileiros, afinal, as penalizações por infrações de trânsito podem ser bastante desagradáveis a depender da infração cometida.
No entanto, é importante entender que a imposição de penalização por conta de descumprimento de regulamentações de trânsito cumpre um importante papel educativo. Ainda que a quantidade de acidentes no Brasil seja bastante alta, as multas de trânsito auxiliam, de certa forma, a fazer com que os condutores tenham mais cuidado ao circular pelas vias.
O trânsito brasileiro, infelizmente, é considerado um dos mais perigosos do mundo. De acordo com o relatório Status Report on Road Safety, publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a terceira posição entre os países com maior quantidade de mortes no trânsito, ficando atrás apenas de Índia e China, respectivamente. Por isso, é importante que os motoristas redobrem a atenção no trânsito. Criar um trânsito mais seguro passa pela colaboração de todas as pessoas envolvidas nele e pelo respeito às leis de trânsito.
Na região Nordeste do país, a Bahia é o estado que lidera o ranking de multas aplicadas por infrações cometidas no trânsito. De acordo com levantamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), o estado registrou, em 2022, mais de 298 mil multas aplicadas, sendo a BR-101 a via com a maior quantidade de infrações registradas.
Vale destacar que o levantamento do DNIT é referente apenas às infrações cometidas nas Rodovias Federais do estado, o que significa que o número de infrações é ainda significativamente maior, visto que não estão computadas infrações autuadas por outros órgãos como PRF (Polícia Rodoviária Federal) e prefeituras.
Em Salvador, capital baiana, somente nos primeiros 5 meses de 2022 foram registradas mais de 230 mil autuações, sendo que a mais recorrente foi devido ao uso de celular ao volante. O Detran-BA (Departamento de Trânsito da Bahia) mais que dobrou a sua arrecadação com multas de trânsito em 2022, quando comparado ao ano anterior. De acordo com o departamento, em 2021 foram arrecadados pouco mais de 45 milhões de reais com as autuações, já em 2022 o valor ultrapassou a casa dos 92 milhões de reais.
Vale sempre reforçar que a atenção redobrada ao trânsito e o respeito às regras de trânsito são obrigação de todos. É necessário que haja um esforço coletivo para criar um trânsito cada vez mais seguro.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621