Um dos termos que ganhou destaque recentemente no mundo digital é “Metaverso”, que faz alusão ao movimento feito por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que anunciou recentemente a mudança do nome da companhia para “Meta”.
Afinal, mas qual a razão do nome Metaverso? A proposta do executivo é consolidar a implementação de realidades digitais onde as pessoas brincam, socializam e trabalham.
O fato é que, embora o Facebook tenha um bom número de usuários, a plataforma perdeu força com o surgimento de outros aplicativos como YouTube, TikTok e Snapchat.
Paralelamente, o Instagram continua popular entre os adolescentes, mas o Facebook não acompanha o mesmo fluxo. Além disso, regras de mercado poderão inviabilizar que Zuckerberg adquira outros clientes.
Para entendermos essa conexão, é necessário abordar o conceito de um dos atributos mais importantes do mercado de moedas digitais, o Blockchain. O Blockchain é uma tecnologia que registra permanentemente as transações financeiras em um banco de dados público conhecido como ledger.
O Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida e, toda vez que há alguma transação envolvendo essa moeda, ela é registrada no blockchain do Bitcoin. Esse registro ganha vida por meio de vários computadores descentralizados que conseguem fazer a mineração das criptomoedas, potencializando a comercialização entre os players do setor.
Entre as vantagens desse processo está o fato de que tudo ocorre de maneira descentralizada, não dependendo de órgãos regulamentadores como o Banco Central, que podem contar com a assessoria de corretoras de criptomoedas.
Onde o Metaverso entra nisso? As blockchains podem delimitar propriedade sobre objetos digitais, como uma obra de arte ou música. Esses itens adquiridos são denominados tokens não fungíveis (NFTs).
A partir daí, quando você decidir vender uma obra de arte ou música, toda a transação de transferência de recursos é feita automaticamente entre as partes envolvidas, similar a uma plataforma Metaverso.
É importante ressaltar que o Metaverso não é algo restrito ao Facebook, mas sim a outros grupos de diferentes segmentos. Esse processo abre possibilidade para que novos players possam transferir bens e valores entre si.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621