04/08/2022 18:58:09
Trend
Corset, corselet, espartilho e corpete: quais as diferenças?
Entenda abaixo as diferenças sobre cada um destes itens de vestuário e também as similaridades entre corselets e os demais
ReproduçãoCorset, corselet, espartilho e corpete: quais as diferenças?
Reprodução

Corset, corselet, espartilho e corpete: o que são cada um deles? E quais suas diferenças? Embora pareçam ser a mesma coisa, corsets, corselets, espartilhos e corpetes possuem algumas diferenças que apenas algumas pessoas experientes da área de moda conseguem apontar.

Dessa forma, antes de tudo, é muito importante entender o que é cada um destes itens, para que se possa estabelecer uma base de comparação. Veja abaixo o que são corset, corselet, espartilho e corpete e entenda suas diferenças.

Corset

A origem do corset pode ser datada do século XVI e era utilizado para definir ainda mais a silhueta feminina, diminuindo a cintura e dando mais sustentação aos seios. Além disso, eles também desempenhavam um papel de correção postural.

Apesar de ter mais de séculos de história, o corset vem sendo adaptado de acordo com as necessidades do dia de hoje, oferecendo ainda mais suporte e elegância. Além disso, o objetivo atualmente é tornar o corset cada vez mais confortável, aprimorando os materiais utilizados.

Corselet

Podemos dizer que o corselet foi inspirado no corset. Mas, o corselet se destaca por conta de uma diferença contextual, já que ele é utilizado principalmente em moda íntima. Sua estrutura também é um pouco diferente já que as suas barbatanas são feitas de plástico e também há uma menor quantidade delas. A presença de materiais elásticos também proporcionam mais conforto.

O corselet começou a ser mais utilizado durante a década de 50, quando o padrão estético destacava cinturas mais finas. Porém os corsetes que já existiam eram pouco confortáveis e práticos. Dessa forma, os corsets foram atualizados e nasceu o corselet como conhecemos hoje, um item de lingerie muito procurado atualmente.

Espartilho

Espartilho é a tradução para o português da palavra corset. Por ser um termo mais recente, é correto dizer que o espartilho é o produto da atualização da modelagem clássica dos corsets.

Corpete

Ao contrário dos corpetes - que ficavam por baixo das vestimentas - e os corselets - que são utilizados principalmente como lingerie e moda íntima - o corpete pode ser definido como a parte de cima das vestes das mulheres. Eles ficam à mostra e não são tão rígidos quanto os corsets, feitos de materiais mais leves e menos densos.

Uma grande diferença que podemos notar entre os corpetes e os corsets e corselets é que o corpete não tem amarrações complexas que são características do corset. No lugar delas, existem zíperes, botões e até mesmo fechos metálicos, uma vez que o principal objetivo do corpete não é afinar a cintura através da compressão.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.