Para ingressar no mercado de criptomoedas, você não precisa ser um especialista em tecnologia. Entretanto, é importante conhecer basicamente qual a definição de cada tipologia e algumas informações essenciais como, se há regulação por parte dos governos ou dos instrumentos de suporte para reduzir a volatilidade.
Entre os principais termos utilizados no segmento está o token, que consiste em uma representação de um ativo dentro do blockchain.
Eles podem ser parte de um contrato de compra e venda, ou podem formar parte de uma carteira. Existem diversos tipos de tokens. Eles podem ser classificados em quatro categorias:
• Payment tokens, que são moedas digitais, como o bitcoin, ethereum, entre outras;
• Smart contract, que representa um acordo eletrônico sem a necessidade de intermediação de terceiros;
• Tokens não fungíveis (NFT), que representam algo único, que não pode ser trocado por outro ativo similar;
• Security tokens, que são representações eletrônicas de valores mobiliários.
Os criptoativos são ativos digitais protegidos por criptografia que são operados e armazenados em redes digitais, blockchains, com o objetivo principal de descentralizar as informações.
Eles representam valores que só existem em registros digitais, sendo um ativo que não possui atributo físico, como uma marca, patente ou propriedade intelectual.
As criptomoedas são moedas digitais criadas em blockchain, usando um sistema de criptografia que viabiliza a validade e o registro das informações. Eles têm cronogramas já definidos com projeções de expansão e melhorias.
A principal distinção entre token e criptomoeda é que o token é a representação digital de algo e a criptomoeda funciona como substituta do dinheiro físico.
Se esse ativo é negociável, então estamos falando de um criptoativo. Caso contrário, se esse criptoativo funcionar como um meio de pagamento, então temos uma criptomoeda.
Os players que atuam no setor de compra e venda de moedas digitais conseguem obter lucratividade com a diferença entre o valor de compra e o de venda.
Neste aspecto, a proposta é que o investidor esteja atento a uma criptomoeda que esteja desvalorizada para que ela possa ser comprada e revendida por um valor maior, por meio da intermediação de uma corretora de criptomoedas (Exchange).
Porém, é importante ressaltar que não é previsível, pois ele depende da oferta e demanda de mercado, em outras palavras, vai oscilar de acordo com a expectativa e o interesse das pessoas em comprar ou vender um criptoativo.
Portanto, estar atento às oscilações do mercado e adotar a melhor estratégia em meio a essa movimentação é um desafio para os profissionais.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621