A tecnologia está cada vez mais presente na vida das empresas e com soluções que facilitam o dia a dia. Um nicho de serviço muito conhecido dentre as fintechs é o banco digital PJ, no entanto, há muitas outras que podem contribuir com o crescimento do seu negócio.
Se você deseja conhecer um pouco mais a fundo sobre o que é uma fintech e os principais tipos difundidos hoje no mercado, este conteúdo vai te mostrar mais detalhes sobre e também como cada um deles pode ser essencial para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Se você está estranhando este termo por nunca ter ouvido falar sobre ele, não se preocupe, pois você vai conhecer os detalhes agora.
As fintechs são startups da área financeira que se apoiam na tecnologia para oferecer serviços especializados, sempre focada na experiência e necessidade do usuário. O resultado disso são diversos benefícios tanto para quem usa, quanto para o sistema financeiro como um todo.
É natural você desconhecer o termo, já que ele começou a ficar em alta há poucos anos. No começo, os bancos tradicionais e já consolidados no mercado se incomodaram, e muito, com o surgimento das fintechs.
Porém, o crescimento foi rápido que foi começando a mostrar ao setor a importância de se adaptar e inovar. Hoje em dia, segundo dados do estudo Inside Fintech da consultoria de inovação aberta Distrito, o Brasil já conta com mais de 1.300 fintechs operando no país.
No geral, as fintechs adotam modelos de negócio escaláveis e focam na inovação de produtos e serviços para atender uma necessidade específica do cliente.
É importante não confundir startups com fintechs. Essas primeiras startups são modelos de negócios inovadores, fortemente apoiados na tecnologia, com baixo custo, imersos em uma dinâmica de crescimento escalável e costumam atingir um segmento tradicional como um furacão.
Com isso, é possível dar um novo olhar aos serviços, desburocratizando processos e tornando produtos mais baratos aos consumidores. Agora, aplique todas essas habilidades no mercado financeiro. Pronto, você tem fintechs sendo uma espécie de evolução das startups.
As fintechs surgiram em 2013, já com um modelo inovador, de baixo custo e com distribuição digital, sendo completamente focadas em reformular a experiência do cliente.
Hoje, devido ao grande volume no país, foi necessário criar uma associação para atender às demandas dessas empresas, a ABFintechs. Ela é responsável por representar os interesses das fintechs, sendo uma interlocutora dentro dos órgãos governamentais e reguladores, principalmente gerando negócios para que os associados se fortaleçam e possam prosperar em suas atividades.
A maioria está sediada no Sudeste, com 72,9% das fintechs concentradas nessa região. E quando se divide as startups por categorias de atuação, há uma distribuição relativamente equilibrada, sendo:
• 17,5% de crédito;
• 14,4%, de meios de pagamento;
• 14,2%, de Backoffice;
• 8,9%, de serviços digitais;
• 8,6% de tecnologia.
Como já dito, além das contas digitais, há outros tipos de fintechs existentes no Brasil que podem fazer a diferença na sua empresa. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.
A tecnologia usada neste tipo de fintech foca nos algoritmos que fazem uma análise do mercado. Assim, é possível apresentar às pessoas que investem seus lucros quais são as opções com grandes chances de melhorar essa lucratividade.
Para se ter uma noção, aqui, após separar seu capital de giro e fluxo de caixa, é possível aplicar o dinheiro da empresa para fazê-lo render mais. Neste sentido, a tecnologia ajuda a otimizar esse rendimento.
O foco aqui é ajudar sua empresa a melhorar o controle de contas. Também existem serviços focados em pessoa física, mas o ponto aqui é sua empresa, que pode aproveitar desta alternativa para facilitar seu controle fiscal, a folha de pagamento e o fluxo de caixa, faturamento.
Pensando na segurança dos bens da sua empresa, aqui o foco é a oferta de seguros. Esse nicho também pode ser conhecido como insurtechs, que atuam comparando serviços de corretoras e apresentando as alternativas às empresas.
Os grandes diferenciais são os preços ofertados e a qualidade no atendimento, por exemplo.
O termo crowdfunding refere-se à forma de empresas captarem recursos de forma coletiva. Aqui, quem está interessado nos serviços que a companhia visa oferecer tem a possibilidade de ajudar no financiamento do negócio.
Normalmente, essa estratégia costuma ser utilizada por organizações que visam projetos sociais e culturais, ou almejam desenvolver uma nova tecnologia, produto ou serviço. As fintechs dessa categoria facilitam que as empresas utilizem esse método de financiamento.
Toda pessoa que administra uma empresa sabe que a contabilidade é um dos serviços mais importantes para o desenvolvimento saudável do negócio.
Sendo assim, há fintechs destinadas a auxiliar desde a abertura de empresa, até os cálculos de tributos, gestão de pessoal e fiscal, consultoria tributária e legalização da companhia.
Essas fintechs visam facilitar o processo das empresas na hora de receber de seus clientes. Os novos meios de pagamento, como cartões de crédito, cartão pré-pago ou débito para pessoas físicas, assim como máquinas de cartões de crédito para empresas são os principais serviços oferecidos aqui.
Além disso, é possível encontrar empréstimos, isenção de anuidades para cartões de crédito, cashbacks, saques grátis, mais serviços para vendedores, mensalidade para máquinas de cartão, entre outros.
Vale lembrar que este é um dos ramos que mais crescem no Brasil, pois a quantidade de pessoas que aderem a essas tecnologias está aumentando aceleradamente.
Aqui estão as fintechs que funcionam como mediadoras entre quem deseja obter empréstimos e instituições financeiras. Seja para pessoa física ou pessoa jurídica, elas apresentam ao usuário as diferentes alternativas no mercado, seus recursos, taxas de juros e outras informações.
Há também aquelas que atuam na oferta de negociação de dívidas paralela aos empréstimos, sendo possível sua empresa trocar as dívidas caras por aquelas com taxas mais atrativas. Sem contar, ainda, a possibilidade da tomada de crédito para impulsionar o crescimento do negócio, como compra de novos maquinários ou abertura de uma filial.
Como dito no início do texto, o banco digital PJ é talvez um dos mais conhecidos tipos de fintechs. Aqui, os serviços oferecidos podem contemplar vários dos apresentados acima, concentrado numa única fintech.
A Cora, por exemplo, é uma conta digital PJ que não cobra mensalidade de conta. Ao abrir a sua, a empresa tem a oportunidade de contar com um cartão de crédito também sem anuidade. Mas o serviço mais interessante que a Cora tem é a gestão de cobranças, que vai muito além da emissão de boletos. Na Cora, você tem acesso a funcionalidades desenvolvidas para simplificar esse setor da sua empresa,
Agora você já está bem por dentro de como funcionam as fintechs e alguns dos serviços que elas oferecem para facilitar a sua vida enquanto estiver empreendendo.
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