10/01/2024 15:03:25
Trend
Qual o melhor tipo de calcinha para saúde íntima?
Veja o que a mulher precisa considerar na hora de se proteger
Adobe StockQual o melhor tipo de calcinha para saúde íntima?
Reprodução

O cuidado com a saúde íntima é fundamental para a mulher evitar irritações e infecções nessa região do corpo. Em meio a esse aspecto, uma das orientações mais importantes é optar sempre por roupas que permitam maior circulação de ar no local e evitam o abafamento.

Neste contexto, é importante optar pelo melhor tipo de calcinha, considerando sempre os modelos recomendados por ginecologistas. Confira na sequência quais os modelos mais recomendados para a preservação da saúde íntima!

Algodão ou tecidos sintéticos?

Existe um consenso de que o algodão é o melhor tecido para aumentar o cuidado com a saúde íntima. Esse é o tipo de tecido mais indicado para o dia a dia, porque ele permite que o ar circule , evitando que a região fique abafada ou úmida demais.

Sendo assim, a calcinha de algodão cai como uma luva para evitar a proliferação de fungos e bactérias na região vaginal.

Por outro lado, tecidos sintéticos, como elastano e renda, causam maior atrito com a vagina, contribuindo para o desequilíbrio na parte íntima. Mas então o ideal é não utilizá-las? De acordo com ginecologistas, o ideal é optar por aquelas que têm um forro de algodão.

Ainda sobre as calcinhas que não sejam de algodão, mas sim de renda, elas podem ser usadas em ocasiões especiais, como em um momento a dois.

Elas não são recomendadas para o dia a dia, principalmente para mulheres que têm alguma irritação, corrimentos anormais e nos dias mais quentes.

É possível usar calcinha mais justa?

O tamanho e o grau de conforto também interferem na saúde íntima. As calcinhas muito largas, além de não darem a segurança necessária, não protegem a região do atrito com outras peças de roupa.

Já as calcinhas mais justas e os modelos fio-dental, além de serem mais desconfortáveis, podem exercer maior pressão nos vasos linfáticos, favorecendo o surgimento de celulite. Além disso, elas aumentam a transpiração na região, em função do abafamento.

Qual calcinha é ideal para dormir?

Outra recomendação dos ginecologistas que merece destaque é o fato de que, na hora de dormir, o ideal é dormir sem calcinha.

A prática traz vários benefícios para a saúde íntima, em função da melhor circulação de ar na região, sem falar que não usar a peça íntima reduz a chance de aparecerem corrimentos e secreções que comprometem o pH vaginal.

Para as mulheres que não abrem mão da peça íntima à noite, é possível optar por roupas com tecidos mais leves e soltos, como camisolas e pijamas. De qualquer forma, o importante é evitar qualquer peça justa, que possa aumentar as chances de transpiração durante a noite.

Como lavar as calcinhas?

A forma de higienizar a calcinha tem impacto direto na saúde íntima. O ideal é sempre higienizá-las à mão, usando sabão neutro e água corrente. O sabão em pó ou amaciante contam com substâncias que provocam mais irritação.

Para as mulheres que gostam de lavar a calcinha no banho, não tem problema, já que a água corrente é uma importante aliada na hora de limpar o tecido. Por outro lado, a recomendação é usar sabonete neutro ou íntimo.

Vale ressaltar que é ideal evitar deixar a calcinha secando no banheiro, porque o calor do ambiente e a umidade podem contribuir para a proliferação de microrganismos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.