15/06/2022 09:46:58
Trend
Transtorno do Espectro Autista: O que é autismo?
Muito tem se avançado nas pesquisas sobre o TEA e, mais do que saber o que é, é preciso aprender a lidar com as pessoas dentro do espectro autista
ReproduçãoTranstorno do Espectro Autista: O que é autismo?
Reprodução

O transtorno do Espectro Autista (TEA) compreende diferentes condições relacionadas a dificuldades no desenvolvimento neurológico com três características marcantes: dificuldade de manter um relacionamento social, padrão de comportamento repetitivo e restritivo, além de atraso ou dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, assim como no uso da criatividade e imaginação para lidar com jogos simbólicos.

O TEA recebe o nome de espectro, por envolver situações muito diferentes umas das outras numa gradação, ou seja, do mais leve para o mais grave. Entretanto, todos os graus estão relacionados com as dificuldades de sociabilidade e comunicação.

Evolução nos estudos sobre TEA

Antes os estudos consideravam o transtorno como o resultado de uma base familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese essa que com o passar do tempo já se mostrou improcedente.

Hoje, especialistas da área afirmam que há múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais. Entretanto, saber como funciona o cérebro dessas pessoas, ainda é um mistério para a ciência.

Conheça os tipos de transtorno

O TEA pode ser classificado, de acordo com o quadro clínico, em três tipos:

• Autismo leve: o indivíduo neste nível tem dificuldades para iniciar interações e mostra menor interesse nos relacionamentos. O comportamento inflexível leva a dificuldades nas atividades cotidianas.

• Autismo moderado: neste nível, as pessoas têm dificuldade acentuada com a comunicação verbal e não verbal. Eles têm habilidades sociais limitadas. Sua inflexibilidade é óbvia para observadores casuais.

• Autismo severo: o indivíduo deste nível tem graves dificuldades de comunicação, incluindo modos verbais e não-verbais. Eles têm acentuada dificuldade de funcionamento.

Para um melhor acompanhamento de indivíduos com autismo é muito importante que toda a família esteja inteirada das necessidades. Nesse processo, a Genial Care é especializada em ajudar pais e mães de crianças com autismo a entender melhor o transtorno e a desenvolver habilidades para dar assistência a seus filhos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.