Muito além do que o jogo mostra.
O futebol tornou-se um meio mutável. Um espaço que evolui a cada dia, especialmente com o advento e a integração da tecnologia dentro do próprio jogo. Através destes fatores, o departamento de análise de desempenho ganhou uma outra e elevada importância.
Um analista de desempenho executa um papel essencial na análise e avaliação da performance de uma equipe. Seu trabalho consiste em coletar, organizar e analisar dados com relação a treinos e jogos do próprio time, e do adversário a fim de fornecer informações para os atletas e comissão técnica.
O departamento de análise do ASA conta com dois jovens profissionais promissores na área: Larissa Kelvia e Lucas Matheus, ambos de 24 anos.
Larissa e Lucas tem formação acadêmcica em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e possuem o curso da CBF Academy licença A em análise de desempenho.
Iniciaram seus trabalhos no ASA nas categorias de base em 2021 e no ano seguinte "subiram" para o profissional, onde estão até a presente temporada.
A dupla vem sendo importante neste início de Série D às cegas, pois a falta de material com imagens dificultou o trabalho de todos os profissionais dos clubes que possuem o departamento.
O método utilizado dentro do trabalho no ASA consiste em dividir as informações do próprio time alvinegro e do adversário. Lucas e Larissa intercalam a cada semana dentro desta metodologia. Ora um deles analisa o próprio Gigante, ora o rival.
Para o alvinegro, são passados os elementos estudados para que o técnico Ranielle Ribeiro possa ajustar e corrigir a equipe dentro do seu modelo de jogo. A ação acontece nos treinamentos, antes, durante e depois de cada partida. Além da aceitação do próprio treinador em escutar e absorver ideias do departamento.
Já o estudo do adversário corresponde em trazer todas as informações possíveis de forma detalhada e "mastigada", para os jogadores e comissão técnica. São dados individuais de cada atleta, fases ofensiva e defensiva, postura na bola parada e comportamentos do oponente que precisam ser observados.
Todos estes elementos auxiliam, ajudam e contribuem para o desenvolvimento da equipe dentro de campo. É o chamado "trabalho invisível" que causa impacto dentro do jogo em fatores no desempenho tático e no dia a dia do clube.
Por isso toda a relevância, valia e destaque deste departamento dentro do ASA. E óbvio, na imersão no próprio futebol.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621