Uma confirmação que dará fim a uma saudade.
A CBF anunciou nesta quarta-feira (1), as mudanças no calendário do futebo brasileiro em 2026. Com já era esperado, a Copa do Nordeste não ficou de fora das alterações.
Começando na próxima temporada, o torneio iniciará de forma direta na fase de grupos (excluindo assim as fases preliminares), que passa a contar agora com 20 clubes. O campeonato será disputado entre os dias 25 de março e 7 de junho.
Cada estado terá direito a dois representantes (campeão e vice dos respectivos estaduais), com exceções das federações da Bahia e Ceará, que por serem melhores ranqueadas no ranking da confederação, têm direito a três representantes.
Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco equipes. Para manter as emocões e obrigatoriedade dos clássicos na primeira fase, os times de um mesmo estado não poderão estar na mesma chave.
A disputa na primeira parte do campeonato será de turno único só de ida, com cinco rodadas. O times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B e os times do Grupo C enfrentam os times do Grupo D. Os dois primeiros de cada chave se classificam para o mata-mata.
As quartas de finais serão disputadas em jogo único, já as semifinais e final terão jogos de ida e volta.
A partir do novo formato de disputa, o ASA terá o direito de ser um dos representantes de Alagoas na Lampions 2026.
O clube alvinegro não disputa a competição na fase de grupos desde 2013, quando foi vice-campeão da competição, perdendo o título para o Campinense.
Naquela oportudinadade o ASA foi o segundo colocado do Grupo B, que tinha Vitória-BA, América-RN e Salgueiro. Nas quartas de final, o Gigante venceu o ABC; realizou uma disputa épica contra o Ceará nas Semifinais e chegou à final contra o Campinense.
Além da oportunidade de disputar a Copa do Nordeste na fase de grupos novamente, o clube deve ganhar mais um bom aporte financeiro através da cota de participação concedida pela CBF. O valor ainda será divulgado, bo entanto, gira em torno de R$ 1 milhão.
E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621