O primeiro clássico do ano para o ASA já será decisivo.
Caso vença o CSE, hoje, em Palmeira dos Índios, o alvinegro garantirá classificação para a semifinal da Copa Alagoas. Isso porque o time é o primeiro colocado do Grupo A, com 3 pontos - pelo regulamento, classificam os dois primeiros. Seguido pelo Murici e o próprio CSE, com 1 ponto cada; e o Aliança com nenhum ponto.
Este será o Clássico do Interior de número 140 da história. O último aconteceu em 2020, no dia 31 de julho, em Palmeira dos Índios; com vitória do ASA por 2 a 1. Ao todo, o time arapiraquense tem ampla vantagem. São 66 vitórias alvinegras, contra 36 tricolores. Além de 38 empates.
Para o jogo, o técnico Lorival Santos não deve mudar muita coisa - ou nada - do time que venceu o Aliança, na primeira rodada. O ASA deve iniciar o jogo com Dida; Wander, Martony, Marcelo e Ítalo; Zé Wilson, Dinda, Echeverria, Johnnattan, Adaílson e Edson Kapa.
Sempre em inícios de temporadas, é impossível avaliar profundamente qualquer time. Pela "regrinha" básica, só podemos comentar de forma mais contundente, lá para o quarto ou quinto jogo - pelo menos assim eu aprendi.
No entanto, vendo o primeiro jogo e a manutenção do sistema tático, acredito que o técnico alvinegro pretende dar mobilidade ao seu time - principalmente no setor de meio de campo.
A disposição tática, em meu ver, mostra que a dinâmica e liberdade serão primordiais para o time andar. Principalmente em suas variações ofensivas no 4-1-4-1 e no 4-2-3-1. Onde a possibilidade de flutuação de seus armadores é maior. Foi assim, inclusive, que saiu o gol no primeiro jogo.
Quanto a parte defensiva, duas linhas de quatro devem ser adotadas - o famoso 4-4-2. Porém, para funcionar, terão que estarem bem justas e postadas. Em especial no balanço das possíveis inversões ou tentativas de infiltrações.
É apenas uma análise superficial, sim. Pois como disse, não dá para cravar o que irá acontecer ou ser definitivo. Ainda é cedo, Muito cedo. Contudo, será um belo teste para a busca de evolução e classificação.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621