Engana-se quem pensa que uma presença e importância ficam restritas apenas às arquibancadas. É algo que vai além. Muito além.
Criada em 16/08/2000, ano em que o ASA começou sua ascensão no futebol estadual e nacional, a Torcida Organizada Mancha Negra tem papel fundamental nas arquibancadas. É uma das principais torcidas - se não a principal - do time alvinegro.
No último sábado (24) o setor social da organizada promoveu mais uma de suas inúmeras ações. Desta vez o gesto humanitário foi destinado à família do servente de pedreiro, José Cícero, de 45 anos, que sofreu um acidente de trabalho e infelizmente ficou paraplégico.
Foto (TV Oops): Antônio Amorim, Diretor Social.
A família, composta por "Seu" José, sua esposa e quatro filhos, vive em situação sub-humana e certamente abaixo da linha da pobreza. Uma realidade semelhante aos demais moradores da comunidade de Mangabeiras, o antigo Lixão de Arapiraca - lugar onde o poder público desassistiu quase que por completo. Como de praxe.
Além desta ação pontual a Mancha Negra promove outras várias: doação de sopa (o famoso sopão), visitas e doações em projetos sociais e ongs, entrega de donativos à comunidades carentes, eventos em datas comemorativas (a exemplo o dia das crianças) voltados também à entrega de presentes e ofertas de caridade.
Tais gestos humanitários provam que a imagem criada e demonizada sobre torcidas organizadas, por vezes são totalmente deturpadas. Embora, nós sabemos que em todo lugar e âmbito exista a perspectiva do que é certo e errado. No entanto, o que sempre vai prevalecer diante de tudo é a conduta e o proceder.
Uma relevância que ultrapassa o futebol. Que vai além. Chegando amplamente ao aspecto social.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621