Qual a receita para ser campeão brasileiro?
Uma pergunta que tem certa complexidade e, ironicamente, fácil de responder. Um fator é primordial para conseguir um título do Brasileirão Série A: a constância.
Após a 27ª rodada, o São Paulo é ainda mais líder - com 56 pontos. Está agora a 7 pontos do segundo colocado, o Atlético-MG, e do terceiro, o Flamengo (com um jogo a menos); ambos com 49 pontos.
Ainda restam 11 jogos - 33 pontos em disputa. O tricolor paulista terá pela frente 6 jogos em casa e 5 fora. No Morumbi, enfrentará o Santos, Internacional, Coritiba, Palmeiras, Ceará e o Flamengo. Longe de seus domínios jogará contra Bragantino RB, Athlético-PR, Atlético-GO, Botafogo e Grêmio.
Alguns fatores chamam atenção no desempenho e no alto nível, em meu ver, do São Paulo: a regularidade e estabilidade. Pelo menos até o atual momento não percebi o time cair de produção bruscamente ou destoar de sua ideia de jogo. Pelo contrário, é fiel no que acredita e usa essa arma não importa onde.
O time se mostra confiante, maduro e lúcido em seu esquema; além do alto nível de concentração mostrado. E sim, são aspectos implantados pelo técnico Fernando Diniz e absorvidos pelos jogadores. Uma assimilação que levou tempo, mas que agora começa a ser notada. Fazendo com que o São Paulo seja temido por não ser um time com características convencionais, sobretudo pela sua força coletiva.
Até aqui uma vantagem foi construída - por puro mérito. No entanto, é necessário entender que ela não garante nada se não houver a manutenção de tudo aquilo que foi feito de positivo até o atual momento. É o tal "fazer por onde" e não achar que já tem algo ganho.
Então, a receita está sendo seguida. Agora, basta não sair do ponto - ou dos trilhos - para que o bom trabalho seja coroado com o troféu de campeão. E como estamos falando de receita, o título seria a "cereja do bolo" tricolor.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621