A maior competição de clubes do planeta conheceu, hoje, algumas definições e seu caminho até à grande final no dia 23 de agosto em Lisboa, Portugal.
A UEFA definiu nesta sexta-feira os confrontos de quartas de final da competição. Mas antes, vamos recapitular os confrontos restantes de oitavas de final:
Manchester City x Real Madrid (ida 2-1); Bayern de Munique x Chelsea (ida 3-0); Juventus x Lyon (ida 0-1); Barcelona x Napoli (ida 1-1). Esses jogos serão realizados nos dias 7 e 8 de agosto. Nas sedes ou estádios dos clubes mandantes.
Os confrontos de quartas de final acontecem a partir do dia 12 de agosto, em jogos únicos, em Lisboa. Os duelos são os seguintes: Atalanta x PSG; RB Leipzig x Atlético de Madrid. Esses estão no mesmo lado do chaveamento, logo, o vencedores de cada jogo, se enfrentam na semifinal.
Já no outro lado, ainda pelas oitavas de final, o vencedor de City e Real Madrid enfrenta o vencedor de Juventus e Lyon; semelhante ao vencedor de Barcelona e Napoli, que enfrenta quem passar de Bayern e Chelsea. Assim sendo, a sequencia continua, até o caminho à final. Quem ganha, lógico, vai passando e se enfrentando (como dá para entender na imagem).
Lembrando também que, a partir das quartas de final, o sistema se assemelha ao da Copa do Mundo - eliminatórias em jogo único.
Dito isto, vamos a opinião.
O termo aberto ou aberta do título, cabem bem para definir a Liga dos Campeões desta temporada. Principalmente a partir das quartas de final. Vários fatores implicam para que eu tenha essa visão.
Um dos principais aspectos será a neutralidade - jogo em campo "desconhecido" e sem torcida. Além de ter o fator de jogo único, onde nem sempre a camisa pesa ou o favoritismo é posto em prática. À vezes, uma estratégia bem montada é mais eficaz. Aquele típico termo: nem sempre o melhor vence.
No entanto, quando se alia a estratégia, concentração e coragem de jogar futebol, as chances de quem tem melhor time aumentam de forma gradativa - para não dizer exacerbada.
Com relação aos confrontos, um chaveamento me chamou a atenção - onde se encontra o PSG. O time francês parece ter pego um caminho mais "tranquilo". Vendo pelo lado de experiência na competição, apenas o Atlético de Madrid, tem esse alto nível. Porém, como eu disse: em jogo único tudo pode acontecer - inclusive "zebras".
Já no outro lado. Vejo como o mais complicado. Dos oito clubes, cinco já venceram a competição. É, realmente o lado mais difícil e o caminho mais árduo até a final. Ressaltando que ficarão pelo caminho quem cair nas oitavas.
Portanto, entre fácil ou difícil, tranquilo ou trabalhoso, ou termo os termos citados caem como uma luva. Sinônimo. Não me arriscarei a dizer quem chega ou não, quem vence ou não. Vou apenas aproveitar, usufruir e curtir essa magia que é a Liga dos Campeões da UEFA.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621