Por puro merecimento. Por representatividade. Por ser Marta - a Maior jogadora de futebol de todos os tempos.
Nos últimos dias, Marta recebeu, junto de Zagallo, a equipe que fez a estátua de Pelé para tirar medidas e iniciar a confecção das peças que serão feitas em Londres. Outra novidade será a preparação de uma nova ala destinada para a história e feitos do futebol feminino.
A menina de Dois Riachos, Alagoas, que sonhava apenas em jogar, foi além. Dos feitos onde ultrapassou limites. No entanto, não há fronteiras para quem representa e levanta uma bandeira tão firme; uma luta e causa tão nobres.
Em feitos aparecem e reluzem os fatos. São seis troféus de melhor do mundo - sendo cinco de forma consecutiva. É a maior artilheira em Copas do Mundo, com 17 gols, superando o atacante alemão Miroslav Klose. Além de ter o maior número de gols pela seleção brasileira, com 110 gols - contando com a feminina e a masculina.
Marta é incontestável, indiscutível, indubitável. É figura unânime no meio do futebol. E sabendo disso, usa sua imagem para fortalecer a modalidade, principalmente no Brasil. O país está muito longe de ter uma estrutura digna para as meninas, entretanto, parece estar caminhando para mudar o cenário atual. Mesmo que de forma tardia e lenta - mas como a própria Rainha cita, "a luta não pode parar".
Uma sonhadora que puxa e inspira outras - várias outras. A representatividade de Marta e outras estrelas do nosso futebol feminino causa impacto para as meninas que almejam trilhar os mesmos caminhos. É algo forte, digno e justo. Por isso o apoio e o fortalecimento da modalidade são necessários.
A luta por melhorias no futebol feminino é antiga e duradoura. Por todos os fatores contrários que implicaram durante toda a história - principalmente o preconceito. Aspecto que ainda não foi execrado e findado, infelizmente. No entanto, olhando pelo contexto atual e recente, temos esperança de que haja melhorias e mais visibilidade para as meninas. Principalmente na parte organizacional e operacional, onde mulheres começam a figurar.
Esta estátua será de Marta; mas carregará outras mulheres junto dela. Outras sonhadoras, guerreiras e vitoriosas. Não será apenas uma escultura, será algo que irá simbolizar a luta, esforço e toda a dedicação em função de uma paixão, um trabalho. Em resumo, é sinônimo de orgulho.
Vida longa a Marta! Vida longa a Rainha! Vida longa ao Futebol Feminino!
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621