26/08/2020 08:00:18
André Avlis
FUTEBOL: O Palmeiras e eu; eu e o Palmeiras
Há 106 anos, no dia 26 de agosto de 1914, surgia o Palestra Itália, que depois se tornaria Sociedade Esportiva Palmeiras.

Atenção! Texto íntimo, pessoal e passional.

Pode alguém amar à primeira vista? Eu respondo: - pode. Eu não entendia muito sobre o amor lá em 1997. Mas sem perceber e entender, fui fisgado. Como se um cupido às avessas entrasse em cena.

Não é normal começar amar em meio a uma dura derrota. Não é comum se apaixonar por cores que foram ofuscadas em um Maracanã lotado de preto de branco - de Vasco da Gama. Não, não é nada natural.

Talvez a pureza de um moleque de 6 anos não o deixou ver outra coisa que não fosse o verde e branco de Palestra. De Palmeiras. Uma inocência que anos depois se tornaria essência. Essencial. Imprescindível. Insubstituível.

Foi a partir daí e de lá que tudo começou. Um primeiro e eterno amor. Perpétuo. Findado a durar até a eternidade.

Paixão de criança, de adolescente, de homem. A mesma que faz sorrir e chorar. Sofrer e se alegrar. Como toda a sua história. De lutas e resistências. Das várias perseguições que insistiram em aparecer durante anos. Trazendo mudanças. De nome, de cor e a principal - de imponência.

Da guerra que veio e gerou a fibra. Da dureza de não desistir. Da vibração constante em todos os momentos; bons e ruins.

O menino que se apaixonou de primeira passou por fases. De segundas qualidades. Das primeiras que trouxeram a América. Do mais duro período de incertezas que fizeram a estrela de uma Academia ser ofuscada. Do sofrer. Porém, sem abandono. Nossa origem nos faz sermos resilientes. Resistente.

Nos renovamos a cada obstáculo ultrapassado. Como dizem: depois da tempestade vem a bonança. O céu azul - ou melhor, verde - sempre retorna ao seu lugar de fato e direito. Com todas as qualidades e defeitos. E assim, passamos por tudo. Fortes e de cabeça erguida.

Uma frase explica tudo isso que tento sempre explicar. Mas como disse um dos maiores palmeirenses existentes, Joelmir Beting: "Explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. É a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível."

Frase que resume um sentimento que, ironicamente, tem toda sua pluralidade. Nos mais de 11 milhões de alviverdes espalhados. E foi assim com um menino que lá em 1997 foi escolhido para ser. Ser Palestra, Palmeiras, Palmeirense.

Foi mesmo amor à primeira vista. O Palmeiras e eu; eu e o Palmeiras.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.