Pode ser acaso ou o destino. Mas na edição que tem o Maracanã como palco da final, as chances de termos dois brasileiros na disputa continuam.
Uma utopia que pode se tornar realidade. O templo máximo do futebol recebendo dois clubes anfitriões. Em uma temporada - assim como o ano - atípica, tal feito seria um presente para o futebol brasileiro.
No entanto, antes do sonho se concretizar, há um caminho a ser percorrido.
O Palmeiras conseguiu sua classificação para as semifinais ontem, derrotando o Libertad, por 3 a 0, no Allianz Parque. No primeiro jogo o verdão havia empatado por 1 a 1. Agora, a expectativa fica por conta de quem o time paulista enfrenta na próxima fase: Nacional-URU ou River Plate. Os argentinos estão em vantagem, pois venceram a primeira partida por 2 a 0, jogando na Argentina.
No outro lado do chaveamento, temos o confronto brasileiro. Santos e Grêmio se enfrentam hoje, às 19h15, na Vila Belmiro. No primeiro jogo os dois empataram por 1 a 1, jogando na Arena do Grêmio. O vencedor do confronto enfrenta Racing ou Boca Juniors. Que fazem o primeiro jogo do confronto de quartas de final, hoje.
Há grandes possibilidades de o que muita gente espera acontecer: uma final brasileira no Maracanã. Depois de hoje, restarão apenas dois "dos nossos" na disputa.
O primeiro a se classificar, o Palmeiras, fez seu dever de casa. Foi superior aos times que, em teoria, eram menos qualificados. Colocando o favoritismo em prática. Apesar de ter feito um jogo ruim, na primeira partida do confronto contra o Libertad, foi seguro e conseguiu classificação.
Dizem que o alviverde não teve, ainda, uma 'prova de fogo'. Porém, a facilidade encontrada ao se classificar, se deu muito pelo desempenho seguro da equipe. Tanto na parte tática quanto na parte técnica. Tendo o equilíbrio de setores - algo que tornou-se peculiar.
Já os dois, Santos e Grêmio, estão em total evolução. O momento das duas equipes é parecido. As ascensões tanto da parte tricolor, quanto na parte alvinegra são mútuas. São times que têm força ofensiva, são rápidos e gostam de ter a bola. Mesmo o peixe tendo a mínima vantagem do 0 a 0, acredito que seja um jogo franco e de muita emoção.
Vendo tudo isso, podemos cravar uma final com dois brazucas? Não, claro que não. Mas há uma grande perspectiva. Principalmente quando vemos os níveis das outras equipes. Que, em meu ver, são equiparados ou até um pouco inferiores. Aliás, o único que pode apresentar um nível superior é o River. Pela longevidade e qualidade se seu elenco. Porém, estamos falando de Libertadores. E nela, nada nunca é exato -assim como no futebol.
Portanto, podemos sonhar com tal feito? Sim é possível. Basta os times brasileiros manterem seus níveis e, principalmente, jogarem com o total espírito da competição. Assim sendo, poderemos ver no Maracanã, no dia 30 de janeiro de 2021, uma final 'verde e amarela'.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621