
Uma mudança de fase que pode mudar aspectos.
Consistência e eficiência, fatores do jogo de futebol que podem ser transformados em uma disputa de mata-mata.
A primeira fase de "pontos corridos" em um espaço curto de tempo evidencia, também, várias condições entre os quatro classificados: ASA e Murici; CSA e CRB.
O ASA foi constante, mesmo sob muita pressão no começo do campeonato conseguiu encaixar as ideias de seu técnico e evoluiu gradativamente em todas as partidas. A primeira colocação foi a contemplação de quem se manteve linear na disputa.
A equipe do Murici, tratada como incógnita no início do torneio, entendeu que pontuar e buscar estes pontos em quaisquer circunstâncias daria ao time a possibilidade de seguir brigando na parte de cima da tabela. Seu jovem treinador montou planos através de seu modelo de jogo que foram muito bem assimilados e bem executados em campo.
No 'Clássico das Multidões', situações distintas.
O CSA que teve seu elenco reiniciado, montado do zero, buscou através primeiro da parte tática ser um time sólido, organizado e eficiente. Até o momento, o azulão mostra que tem uma 'cara', um padrão de equipe com muita estabilidade em sua performance.
Do outro lado, o contraste. O CRB pagou o preço de ter iniciado sua pré-temporada dentro da competição. Precisou girar o time para que todos os processos físicos fossem feitos. No entanto, dentro de campo, o próprio campo falou. A equipe alvirrubra demonstrou instabilidade e desequilíbrio entre seus setores, o que foi determinante para o baixo rendimento de quem se esperou tanto.
Agora, no mata-mata, todas estas conjecturas podem mudar. Este modelo de disputa pode fazer aquele que estava num bom momento padecer por uma má execução, um dia ruim, uma baixa performance. Por outro lado, em analogia, também consegue fazer uma equipe inconstante montar bons planos para executá-los da melhor forma.
A partir daí que é necessário ter o entendimento da montagem de estratégias. Pois a eficiência estará nas ações para realizá-las. Trazendo a condição de quem for bem neste aspecto, passa. Quem não, cai.
É do jogo. Entre encaixes de modelo de jogo, oscilações na primeira parte, o mata-mata deve ser tratado como algo diferente. Porque é diferente. Um campeonato dentro de outro campeonato que vai premiar, ainda mais, aquele que tiver mais competência.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621