20/09/2025 08:02:59
André Avlis
Mudança do formato da Copa do Nordeste em 2026 vai beneficiar o ASA
Com a nova fórmula de disputa, o CSA ficará fora da 'Lampions'; confira o que muda
ReproduçãoTaça da Copa do Nordeste

 Mudança na 'Lampios'.

Os presidentes das federações nordestinas se reuniram nessa sexta-feira (19) na sede da CBF para desenhar e formalizar o novo formato da Copa do Nordeste. A ideia agora será mostrada para a diretoria de competições da confederação para ser aprovada e incluída no calendário nacional para 2026, que será divulgado em outubro.

O que muda?

Uma das primeiras modificações será a extinção dos play-offs. A famigerada Pré-Copa.

A nova fórmula para 2026 contará com vinte clubes; dois de cada estado (campeão e vice do estadual), além dos terceiros colocados da Bahia e Ceará, federações com melhor ranqueamento nacional. 

Portanto, com a mudança, os representantes de Alagoas serão CRB e ASA, primeiro e segundo lugar do Campeonato Alagoano 2025.

A equipes serão divididas em quatro grupos de cinco na primeira fase, com os confrontos acontecendo entre times de grupos diferentes. Exemplificando, os clubes do mesmo grupo não se enfrentam, portanto, haverá duas disputas paralelas entre as chaves - possivelmente um cruzamento entre Grupo A x Grupo D e Grupo B x Grupo C.

Na primeira parte do torneio, os times jogarão cinco partidas em jogos de ida. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para às quartas de final. Todos os mata-matas terão partidas de ida e volta, até a grande final. 

Segundo informações, ainda haverá mais uma reunião com a diretoria de competições da CBF para apenas protocolar e confirmar as mudanças para 2026.

Em meu ponto de vista, a mudança é apropriada. Pois contempla os melhores de cada estado. Com isso, os próprios estaduais tornam-se mais atrativos e, consequentemente, o nível de disputa deve melhorar. Assim como o grau de competividade da própria Copa do Nordeste. 

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.