
Muita calma nessa hora.
O ASA perdeu por 2 a 0 para o Retrô nesta terça-feira (23), jogando no CT do clube pernambucano, em Camaragibe, região metropolitana de Recife. Todos os gols foram marcados no fim do segundo tempo.
Um resultado natural de período de preparação, e achar que uma derrota como esta é o fim do mundo, é no mínimo desconexo.
O período de pré-temporada consiste justamente em possibilidades de observações, testes e avaliações. Um momento de readaptação do atleta com todo o volume de treinamentos, ambientação, introdução diante de novos conceitos, assimilação tática e aprimoramento técnico para a temporada posterior.
No caso do ASA, existe algo ainda mais complexo: um novo treinador, seu modelo de jogo e metodologia de trabalho.
Em razão disso, obrigatoriamente existem etapas para seguir em busca de um padrão de jogo. O que, obviamente, não é tão simples assim. Como se num passe de mágica, o time jogasse "jogasse por música".
Os processos são distintos de todo o imediatismo e sensação de facilidade que algumas narrativas constroem. Todos os níveis dos aspectos dentro do próprio jogo ainda não estão num estágio avançado. E é impossível estar.
É preciso analisar todas estas condições com mais cautela, sem a preciptação rotineira de cada ano. Exigir toda esta urgência beira a irracionalidade de ideias superficiais através de todas as variáveis do próprio jogo.
Por isso, é fundamental respeitar todas estas fases específicas. O período de pré-temporada é o momento de construção. E para construir algo sólido, a pressa é inimiga da perfeição. Principalmente tratando-se de futebol.
Então, muita calma nessa hora.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621