15/02/2025 10:56:07
André Avlis
OPINIÃO: Favoritismo do CSA pode se tornar algo benéfico para o ASA
Primeira partida da semifinial do Campeonato Alagoano acontece neste domingo (16), em Arapiraca
Palicio Vieira/ ASCOM ASAConfronto entre CSA e ASA, no Rei Pelé

 Pressão e favoristismo, opostos que podem se unir.

ASA e CSA entram em campo neste domingo (16), às 16h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Alagoano.

Os dois rivais chegam para o confronto em momentos contrários.

A equipe alvinegra viu seu ambiente mudar da água para o vinho após perder no meio de semana para o sub-20 do CRB em jogo válido pela Copa Alagoas. O revés e a campanha desastrosa na competição fizeram a pressão nos bastidores aumentar.

Já o time azulino, que vinha oscilando na temporada, conseguiu vencer - e bem - o Sampaio Corrêa jogando pela Copa do Nordeste.

No recorte apenas do Campeonato Alagoano, o CSA terminou melhor colocado que o ASA. Além disso, o desempenho do time da capital na competição teve mais solidez e consistência.

No entanto, um novo campeonato se inicia na mesma competição. Tudo aquilo que  foi feito na primeira fase, de bom ou ruim, regular ou oscilante, não mais importa. Serão dois jogos para montar bons planos de jogo e executá-los da melhor maneira.

Em meu ponto de vista, o CSA é favorito no confronto. Tem um time mais encaixado, encorpado e com variações táticas através do bom trabalho do técnico Higo Magalhães. O treinador já deu indicativos de que os jogadores assimilaram sua metodologia e consequentemente conseguem entregar tudo aquilo que é proposto.

E como este aspecto pode ser bom para o ASA?

Jogar sendo o favorito traz uma responsabilidade maior. Especialmente porque será necessário sair do campo da teoria para a prática. Uma vez que apenas o status do favoritismo não garante que qualquer equipe consiga a vitória apenas por ser favorito. Assim também é para o CSA, que pode cair nesta armadilha.

Embora o ASA viva um momento turbulento, não terá este "peso". Pode, de forma inteligente, atribuir este elemento mental para seu adverário para que através desta ação possa tomar proveito da situação. Contudo, esta condição precisa ser realizada a partir de uma boa performance denttro de campo. Senão, nada vale o campo da teoria.

Acredito que o confronto seja bastante brigado, truncado e muito mais competitivo do que a partida disputada na primeira fase - onde o CSA extremamente superior.

Veremos se existirá o contraste de contextos ou a manuntenção da hipóteses.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2025. Todos os direitos reservados.