Um 'Derby' de primeira, na estreia do estadual.
ASA e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (21), às 16h, no Estádio Municipal de Arapiraca. A partida é válida pela 1ª rodada do Campeonato Alagoano 2024.
Neste novo momento do clássico, a equipe alvinegra leva vantagem diante do time estrelado. Retomado em 2022, o confronto foi disputado seis vezes: são três vitórias do ASA, duas do Cruzeiro e um empate.
Existem algumas semelhanças entre as pré-temporadas das duas equipes: ambas iniciaram os trabalhos no dia 20 de novembro de 2023, disputaram jogos-treinos e amistosos contra times profissionais e amadores. No mais, os caminhos tornaram-se distintos.
Então, por que o ASA é favorito para o 'Derby'?
Diferente do Cruzeiro, o ASA iniciou os preparativos para a temporada com o elenco completo - a equipe celeste começou com 'ausências' e um número enxuto de jogadores. Com isso, desde o primeiro teste, o técnico Leandro Sena pode montar uma base do time titular que, apesar de algumas mudanças, foi mantida.
Certamente este seja o fator preponderante para a minha concepção.
A manutenção de uma ideia de time que teve sequência influência no desenvolvimento e na evolução técnica, sobretudo, no avanço do trabalho tático. Além disso, o time alvinegro teve a oportunidade de disputar dois jogos oficiais em sequência, diferente do Cruzeiro, que vai para seu primeiro - o que proporciona ritmo de jogo. Condições que interferem no aumento do nível de entrosamento e conjunto da equipe.
Obviamente que todos estes aspectos podem não traduzir o que o time do técnico Bruno Monteiro produza em campo no recorte do clássico, mas são agentes que afetam o desempenho em termos comparativos.
No entanto, isto não que dizer que o ASA será soberano, superior ou que vai vencer por ser apenas favorito. Tal premissa torna-se subjetiva caso a performance não corresponda com o que há de leve e breve diferença.
O favoritismo é procedente de elementos que o fazem emergir e existir. Contudo, não é garantia de vitória ou certeza de soberania. Para ele se confirmar, é necessário provar a partir do desempenho dentro de campo. No famoso '11 contra'.
É óbvio que existe a retórica de que clássico não tem favorito e todas as outras narrativas análogas. Mas existem também, no futebol, situações que ele aparece. Para mim, esta é uma.
Por isso, para mim, o ASA tem um ligeiro favoritismo contra o Cruzeiro.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621