Uma semifinal com baixíssimo nível técnico e tático. Não foi nem de longe o "Liverpool de Klopp".
O adversário será um Flamengo, que é o melhor time que o Brasil "envia" para a competição nos últimos anos. Principalmente falando em nível técnico. Inclusive, é o melhor time brasileiro que vi nos últimos anos.
Mas qual seria o significado desse termo? Calma, que já já eu explico.
No Mundial de Clubes, em meu ver, qualquer time europeu que disputa é o favorito. O nível de tais times está totalmente acima dos demais. Basta ver o retrospecto dos últimos torneios, onde nenhum adversário conseguiu jogar de igual para igual. É algo impossível? Não. Lógico que não. No entanto, não acontece.
O Liverpool chega no mesmo patamar. Após o título europeu, são 22 vitórias em 29 jogos, com apenas 2 derrotas, além de 5 empates. Um aproveitamento de 81,6%.
No atual cenário, conseguiu classificação na Liga dos Campeões em primeiro do seu grupo e é líder da Premier League, com 10 pontos de vantagem do segundo colocado. No Campeonato Inglês ninguém o venceu. São 49 pontos conquistados, de 51 disputados. Foram 17 jogos; 16 vitórias e 1 empate.
Os únicos que conseguiram bater o time de Jürgen Klopp foram a Napoli (na UCL) e o Aston Villa, pela Copa da Liga Inglesa (onde os Reds jogaram com o sub-23 e nem mesmo o treinador estava à beira do campo).
Então, o que qual o significado de o "Liverpool de Klopp"?
O alemão conseguiu unir vários fatores dentro de sua equipe. Primeiro, o equilíbrio. Defensivo e ofensivo. Junto da compactação de setores. Ele fez com que seus jogadores assimilassem suas ideias e adotassem um padrão de jogo, jogando em casa ou fora. É um time técnico, que gosta de ter a bola, corajoso, com personalidade, arrojado e rápido em suas transições. Além, claro, de ter conseguido extrair o máximo do potencial individual de cada um. Até porquê, quando a tática está em sintonia, a técnica aparece naturalmente.
Esse é o "Liverpool de Klopp", que em condições normais, tem total favoritismo.
Essa tal normalidade seria, a princípio, ter pelo menos sua base ou força máxima em campo. Seguido da seriedade de sempre, a alta concentração e principalmente a vontade - que se tornou algo peculiar de sua equipe. Pois dentro do futebol sabemos que, quase sempre a vontade, a superação, a gana de vencer, batem a técnica e quaisquer outros aspectos. E ninguém é imbatível.
Portanto, é impossível vencer o Liverpool? Não. Porém, caso seja um jogo franco, de igual para igual, o favorito é o time inglês.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621