Uma possível aliança entre lideranças indígenas Xucuru-Kariri, inclusive com coordenador Distrital de Saúde dos Estados de Alagoas e Sergipe, Tanawy de Souza Tenório, está dando o que falar na cidade de Palmeira dos Índios. Na foto, eles aparecem abraçados com a bolsonarista, Mosabele Ribeiro, pré-candidata a prefeita nas eleições do ano que vem. “Eles já esqueceram tudo que passamos” cutucou o pajé Celso Celestino.
No instagram, Mosabelle ressaltou o encontro afirmando que na oportunidade foi debatido as políticas públicas para os povos indígenas em Palmeira dos Índios e a importância da representatividade indígena na política. “Obrigada por tudo e vamos juntos!”, escreveu.
Quem não gostou nada disso foram outras lideranças indígenas, que inclusive condenaram o encontro, além dos militantes petistas no município, que já teriam acionado as lideranças estaduais para comunicar o episódio. Todos sabem que Mosabele Ribeiro e seu esposo, o ex-prefeito, James Ribeiro fizeram campanha para Jair Bolsonaro e são contra as ideias indígenas.
Quando governou o município, o ex-prefeito, James Ribeiro travou vários embates com as lideranças indígenas contra a demarcação. Os próprios líderes, a exemplo do cacique Selmo e do pajé Celso, relembram que durante o governo James eles não tinham acesso na Prefeitura. “Para entrar na Prefeitura tivermos que sitiar o prédio porque ele não gostava da gente. O motivo? Ele é posseiro” disseram durante solenidade.
Uma fonte revelou a este blog, que a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) já teria tomado conhecimento do fato e desaprovou essa suposta aliança. Outro que também não teria ficado nada satisfeito foi o deputado federal, Paulão do PT, além de outros líderes locais do partido. Sem saber do tomando da encrenca que entrou, Tanawy Tenório precisará recorrer novamente aos padrinhos políticos para salvá-lo da guilhotina petista.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621