A eleição de 2024 dá sinais de polarização em Palmeira dos Índios entre a enfermeira Mosabelle Ribeiro, e o médico Márcio Henrique, atual vice-prefeito do município. Os dois foram candidatos a cargo de deputado federal nas eleições deste ano.
A votação obtida por Mosabelle e Dr Márcio no último dia 2 de outubro, naturalmente credencia a disputa acirrada entre os pretensos rumo a prefeitura de Palmeira dos Índios nas próximas eleições. Ribeiro foi a mais votada para federal na cidade, com 6.556 votos.
Já Márcio Henrique obteve, 4.130 votos, sendo o terceiro mais votado numa eleição em que disputou espaço com Marx Beltrão, candidato do prefeito Júlio Cezar. Com isso, a quem diga que Dr Márcio, mesmo com menos votos, saiu mais vitorioso do que Mosabelle.
É bem verdade que 2024 ainda está distante e outros nomes irão surgir. Grupos serão formados e como não existe intensidade típica para uma avalanche ou um terremoto, na prática pode vir de tudo.
Certamente, você já brincou de avalanche com areia ou um material parecido. Uso com frequência esse exemplo, que é um clássico da ciência da complexidade, para ilustrar características importantes de problemas sociais.
Entram ainda outras características de sistemas complexos, como a chamada histerese, a memória dos eventos passados, que dificulta a volta à situação inicial. O paralelo é com as mudanças individuais de peso: é mais fácil ganhar 10 kg do que perdê-los; da mesma forma, é mais fácil uma sociedade polarizar do que desfazer a divisão que criou raízes.
É impossível prever o futuro, mas tudo conspira para um acirramento entre os nomes citados. Prepare-se, Palmeira dos Índios: 2024 deve ser complexidade na veia.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621