Advogados criminalistas de todo o país vêm a Maceió no dia 26 de novembro para um grande encontro a ser realizado no auditório do Maceió Mar Hotel, no bairro de Jatiúca.
O objetivo é lançar a Associação Nacional de Advocacia Criminal em Alagoas (Anacrim-AL) e discutir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais a fim de fortalecer a categoria no Estado de Alagoas. Dentre os convidados que irão palestrar a partir das 19h estão, Antônio Carlos, mais conhecido como Kakay, renomado criminalista que atua em defesa de pelo menos 17 réus na Lava Jato e o presidente da Anacrim, James Walker Júnior, advogado de diversos deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
A estimativa é que compareçam cerca de 400 advogados e estudantes de direito ao evento, cujo tema é “A resistência democrática na advocacia criminal”. Dentre as pautas discutidas na noite estarão as prerrogativas da profissão que estão sendo violadas, conforme a Anacrim. A exemplos dessas violações estão a não permissão ao acesso a inquéritos policiais sem procuração, as dificuldades dos advogados no acesso ao sistema prisional e entrevistas com reclusos e negativa ao acesso aos autos ainda que conclusos.
“Visamos, depois do evento, criar alternativas e soluções para os principais problemas sofridos pelos advogados criminalistas”, afirma o vice-presidente da Anacrim em Alagoas, Manoel Passos.
Estarão presentes como palestrantes o presidente e a vice-presidente da Anacrim nacional James Walker Júnior e Flávia Fróes; o advogado criminalista Kakay, que possui uma vasta experiência profissional e é conhecido nacionalmente por atuar na defesa de 17 acusados da operação lava jato; Raimundo Palmeira, um dos maiores advogados criminalistas de Alagoas; e as palestrantes e advogadas, Fernanda Noronha de Albuquerque, atual secretária da Anacrim-AL, Mayara Fausto e Fabíola Moreira, respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão da mulher criminalista.
“Estaremos nós advogados e estudantes discutindo um pouco sobre esse problema difícil pelo qual passa o país. Nesse momento punitivo, onde o advogado precisa mais do que nunca ter vez e voz", diz Kakay ao anunciar a sua vinda a Alagoas.
“Certamente esse é o primeiro evento dentre vários que irão acontecer, visando, sobretudo, o engrandecimento da advocacia criminal que há muito tempo agoniza com suas constantes violações de prerrogativas funcionais”, ressalta o vice-presidente da associação no estado. Ele enfatiza que a Anacrim já está em 10 estados brasileiros, contandojá com o lançamento em Alagoas no próximo dia 26. A expectativa é que, até o início de 2019, a associação esteja espalhada por todos os estados da federação.
O evento será aberto para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para estudantes. Para realizar a inscrição basta enviar para o e-mail [email protected] o nome completo, RG, CPF, contato telefônico, o número da OAB para os advogados e 2 Kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a uma instituição de caridade.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621