Os resultados que colocam Alagoas em destaque nacional no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ainda estão sendo comemorados pela secretária de Estado da Educação, Laura Souza.
Ela aponta que o crescimento na qualidade do ensino e nos índices de proficiência ganha maior dimensão quando a comparação é feita com os dados do Saeb de 2013.
De 2013 a 2017, segundo a secretária, o Estado conseguiu reduzir pela metade o índice de insuficiência no aprendizado de Português e Matemática, ao mesmo tempo em que dobrou o índice de aprendizagem adequada entre os alunos da rede estadual de ensino nos Anos Iniciais e Finais.
A secretária salienta que a equipe está sempre trabalhando os dados de 2013 e do início da atual gestão do governador Renan Filho e do vice Luciano Barbosa em comparação com os dados de hoje.
“Quando o governador Renan Filho assumiu, em 2015, com Luciano Barbosa na Educação, o resultado que a gente tinha era o da avaliação de 2013. Os dados de 2015 são resultado do nosso trabalho. De 2013 para cá, a diferença é absurda. Em 2013, a gente tinha 43% dos alunos na classificação de insuficiência. Hoje, a gente só tem 20%. No nível adequado, em 2013, eram apenas 20% dos alunos, e agora são 41%”, revela a secretária, frisando que Alagoas só não tem essa elevação no nível médio porque foi a primeira vez que a Prova Brasil foi feita em 100% das escolas”, explicou Laura Souza.
A secretária de Educação acredita que, a partir dos números do Saeb, a expectativa para o resultado do Ideb, na próxima segunda-feira (3), não poderia ser melhor.
“A nossa avaliação é de que Alagoas virou uma página na Educação. Quem faz parte da Educação, que acompanha, sabe que a gente nunca viveu isso. É um marco. Alagoas deixou de ser a referência do que era ruim na área. Ainda não estamos lá no topo, porque estávamos muito atrás dos outros estados, mas se a gente olhar para o nosso resultado, nos últimos anos, a gente ainda vai crescer muito”, comemorou a secretária.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621