Palmeira dos Índios está entre uma das mais belas cidades do interior de Alagoas. Pelo seu valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental. Nossa publicação especial de hoje é denominada “A Princesa e o Tempo” que mostra o antes e depois da cidade.
Tentamos chegar o mais próximo possível das fotos originais. Contudo, as mudanças são grandiosas, pouco se ver da cidade que era exemplo a ser seguido no interior de Alagoas.
Palmeira, inclusive, poderia ser tombada como patrimônio histórico num todo. Mas, acabou perdendo muito ao longo dos anos, sem vontade política e investimentos na preservação de suas riquezas históricas. “Palmeira não é mais a mesma”.
Desde 27 de julho de 1773, (245 anos) data de sua fundação, inicialmente como vila, depois virou cidade, muita coisa mudou. Estação Ferroviária, Cinema, Igrejas, Praças e o Hospital Regional Santa Rita.
Diversos outros estabelecimentos da cidade também foram modificados ou desativados e substituídos por mercados, padarias, bancos, lojas e sedes de órgãos públicos.
Uma “Palmeira dos Índios” de uma bela e riquíssima história. Mas que parece se perder no esquecimento. Hoje é possível ver apenas alguns detalhes: escondidos, tímidos, retraídos, sem receber o devido valor. É a história, por trás das fachadas dos novos empreendimentos de uma incrível cidade.
Confira:
Fotojornalismo: A Princesa e o Tempo
Produção: Jacson Tigre
Colaboração: Alice Araújo
Fotos: Originais (Pesquisa Internet)
Texto: Jacson Tigre
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621