O ENEM está chegando e, pensando nisso, preparei um conjunto de dicas para quem precisa tirar as últimas dúvidas neste mês, que é dedicado à revisões e aulões intensivos.
01. Cuidado com as palavras totalizantes e generalizadoras
Tenha cuidado com palavras como exclusivamente, sempre, inclusive, nunca, pode, deve e outras semelhantes! Alternativas com palavras abrangentes ou excludentes demais precisam de atenção. Geralmente, essas opções são descartadas entre as melhores respostas.
Observe como isso pode aparecer em uma questão de história:
02. O que fazer, caso mais de uma resposta pareça possível?
Leia novamente e tente perceber qual é a mais completa e mais adequada. A melhor resposta é aquela que resume ou complementa os textos-base e o enunciado. Muitas vezes, um único detalhe pode ser a diferença entre o erro e o acerto de uma questão. Veja o exemplo:
03. Fique de olho nos enunciados que pedem respostas “respectivamente”
Nesses casos, qualquer falta de atenção, mesmo que mínima, pode causar erro. Fique atento, pois as respostas podem ser corretas, mas a ORDEM, pode estar errada. Elas devem ser RESPECTIVAMENTE (ou seja, EM ORDEM). Nestes casos, atenção e leitura são essenciais, como se vê na questão:
04. Algumas questões precisam, de fato, ser interpretadas ao pé da letra
Essa dica vai para enunciados que apresentem “conforme o autor”, “de acordo com”, “o autor sugere”, ou fazem referência, menção, citação, etc. Veja bem, no exemplo:
#DICA: ATENÇÃO! Ainda que você, candidato, discorde do autor, você deve levar em conta apenas a opinião do autor. Dica: sublinhe o argumento central do texto. Em casos de questões com mais de um texto (Texto I e II), sublinhe e compare as opiniões dos autores.
05. Quando tem dois textos, a dica é saber quais os argumentos centrais de cada um
Textos longos podem gastar muito tempo. Por isso, leia-os completamente uma vez e já vá sublinhando e destacando as principais argumentações. Por fim, FOQUE EXCLUSIVAMENTE NO ENUNCIADO. Em nenhuma hipótese, pule o texto. Questões interpretativas necessitam de leitura. Então, deixe a preguiça de lado e mantenha o foco. Veja, no exemplo:
Esses são, apenas alguns exemplos e como o ENEM pode levar o candidato ao erro. Isso é feito, com objetivo de testar a segurança e os conhecimentos dos estudantes. Por isso, é importante estudar e revisar, para fazer a prova com mais segurança e confiança nas próprias habilidades.
Se você gosta desse tipo de conteúdo, me siga nas redes sociais (clicando aqui) e tenha acesso a dicas de estudo, memes, mapas mentais e posts informativos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621