Os professores precisam estar sempre estudando e se atualizando sobre novos métodos de ensino e as possibilidades que as tecnologias podem criar. No dia a dia, aulas simples e tradicionais têm causado monotonia e desinteresse nos jovens. Para contornar esses desafios, é necessário que os professores estejam atentos ao que a mídia, as redes sociais e até mesmo o universo dos jogos têm apresentado.
Estar ligado a esses temas pode ajudar a criar conexão com os estudantes e a melhorar a comunicação na escola. Independentemente da área em que trabalhemos, dedicar tempo para entender o universo dos estudantes pode trazer mais sentido para o processo de ensino-aprendizagem. Principalmente porque os jovens não são apenas receptores passivos do conteúdo, mas sujeitos produtores e consumidores de mídias diversas.
Desde 2019, produzo e disponibilizo materiais sobre o tema. Memes, mapas mentais e vídeos explicativos voltados ao ensino de história, sociologia e filosofia têm ajudado a adaptar conteúdos extensos e considerados chatos ou repetitivos, trazendo uma roupagem mais moderna para as aulas. A partir de um planejamento mais estratégico, é possível abordar qualquer tema de forma satisfatória, utilizando memes.
Veja um exemplo:
No meme em questão, um tema considerado esquecível como as eleições dos anos 1950 pôde ser retomado ao relacionar conceitos que os estudantes já têm consolidados com o conteúdo que precisa ser trabalhado. Assim, um assunto denso, que pode causar um sentimento de dificuldade e baixo aproveitamento, se torna leve e de fácil compreensão.
Perceba que os memes podem ser ferramentas úteis para os professores atingirem metas e facilitarem o aprendizado por meio de habilidades de interpretação textual e contextual dos conteúdos.
Se você gostou desse tipo de abordagem, lhe convido a seguir meu perfil nas redes sociais: clique aqui e fique por dentro de mais conteúdos.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621