30/05/2022 17:54:04
Paulo Marcello
Arapiraca e mais sete cidades cancelam programação junina por causa das chuvas
Já passa de 18 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas em todo Estado
G1São Miguel dos Campos é atingida por forte temporal

Atualizada às 22h27

Ao menos oito cidades alagoanas confirmaram, até o fim da tarde desta segunda-feira (30), o adiamento ou cancelamento dos eventos musicais programados para o mês de junho. Arapiraca e Rio Largo cancelaram seus eventos nesta segunda-feira, por conta das fortes chuvas no Estado. 

A primeira cidade a cancelar a programação junina foi Jequiá da Praia, no Litoral Sul do Estado. O rio que deságua por dentro da cidade transbordou e invadiu ruas e residências. A cidade também sofre com deslizamento de barreiras com 198 afetados, sendo 22 desabrigados e 176 desalojados, segundo a Defesa Civil do Estado.

Depois veio a prefeitura de São Miguel dos Campos que cancelou toda a programação de São João. A cidade está com ruas inundadas, pessoas ilhadas, encontrando refúgio nos tetos das residências e sendo resgatadas por meio de botes, após o transbordamento do Rio São Miguel. Segundo a Defesa Civil, são 3.829 pessoas atingidas, sendo 552 desabrigados, 3.276 desalojados e 1 óbito.

Feliz Deserto foi a terceira cidade alagoana a cancelar os shows do mês de junho. O município também foi fortemente atingido pelas chuvas de outono, muitas ruas e casas ficaram inundadas. Segundo a coordenação de Defesa Civil são 551 pessoas afetadas, sendo 128 desabrigadas e 423 desalojadas.

Na última sexta-feira (27), mais duas cidades resolveram suspender a programação de shows no mês de São João e São Pedro. Roteiro, no Litoral Sul e Santa Luzia do Norte, na Região Metropolitana de Maceió. De acordo com os dados do Corpo de Bombeiros Militar, Roteiro tem 44 afetados, sendo 9 desabrigados e 35 desalojados. Já em Santa Luzia o número de desalojados chega a 15.

Já nesta segunda-feira (30), Arapiraca, Rio Largo e Marechal Deodoro anunciaram, o adiamento das festividades juninas, também por conta dos danos causados pelas chuvas. Em Arapiraca, mais de 100 pessoas recebem assistência social em abrigos enquanto que os desabrigados são atendidos em escolas da rede municipal. Em Rio Largo, a Defesa Civil confirmou que 3.504 pessoas foram afetadas, sendo 500 desabrigadas e 3.004 desalojadas. Em Marechal Deodoro o São João 2022 também foi cancelado, após a cidade ser atingida pelas chuvas intensas que caem sobre o Estado há uma semana.

A prefeitura de Limoeiro de Anadia decidiu adiar as festividades de emancipação política, marcadas para esta terça-feira (31), quando a cidade comemora 140 anos. A Secretaria de Cultura manteve apenas algumas ações deste feriado municipal, como o hasteamento das bandeiras, missa solene, corte do bolo e algumas entregas e inaugurações.

Já o prefeito de Pilar resolveu reduzir a programação junina. A Secretaria de Cultura confirmou que a programação oficial não foi cancelada, pelo menos até o momento. Em Pilar, haverá apenas um dia de shows, 29 de junho. Também está confirmada o São João nos Bairros, com concurso de quadrilhas e comidas típicas.

O Governo de Alagoas anunciou, nesta segunda, que o início das festas de São João foi adiado por três dias, começando somente no sábado (4). O adiamento também foi motivado pelas fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias.

Panorama geral (até às 17h50) 

Já passa de 18 mil o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas, segundo informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) na tarde desta segunda-feira (30). O temporal que atinge o estado desde a última semana já provocou três mortes.

O relatório mais atualizado mostra que, nos 33 municípios em situação de emergência, há 2.576 pessoas desabrigadas e 15.542 pessoas desalojadas. As fortes chuvas no estado têm provocado inundações, desabamentos de casas, queda de árvores e deslizamentos de barreiras.

A mais recente aconteceu em Coruripe, onde um idoso de 67 anos morreu soterrado. As outras vítimas morreram afogadas em inundações em Campo Alegre e em São Miguel dos Campos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.