De acordo com os novos números da pesquisa do Instituto DataSensus em Alagoas, o senador Rodrigo Cunha (UB) continua em queda livre perdendo pontos consideráveis a cada levantamento. Desta vez quem aparece em segundo lugar é o senador Fernando Collor (PTB) que pode levar a eleição para o segundo turno com o governador Paulo Dantas (MDB).
Os dados foram divulgados na noite desta segunda-feira (4) e apontam para uma grande reviravolta após a confirmação da pré-candidatura de Collor, há pouco mais de um mês. Outro pré-candidato que caiu na pesquisa foi o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) que oscilou cerca de 7% para baixo, saindo de terceiro para o quarto lugar.
Já Paulo Dantas vem ganhando mais musculatura e cresce a cada discurso ou ação de seu governo, com o apoio do ex-governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros. O Chefe do Executivo tem dado continuidade ao trabalho do ex-gestor que é o favorito na disputa pela única vaga ao Senado nestas eleições.
Se as eleições fossem hoje, Paulo Dantas teria 26,6% das intenções de voto, seguido por Fernando Collor, que teria 18,8%. Neste cenário, o pleito iria para o segundo turno. A pesquisa traz o senador Rodrigo Cunha com 17,8%, seguido por Rui Palmeira (PSD) com 11,9%.
Depois aparece Mônica Carvalho (Solidariedade) com 1,3% das intenções dos eleitores; Cícero Albuquerque (PSOL) teria 1,2% e o ex-deputado Regis Cavalcante (Cidadania) seria votado por 0,9% do eleitorado alagoano. Segundo o DataSensus 14,6% dos eleitores estão indecisos ou votariam em branco e os votos nulos somariam 6,9%.
Já no cenário da pesquisa espontânea (quando os nomes dos pré-candidatos não aparecem), Paulo Dantas tem 15%, Fernando Collor 6%, Rodrigo Cunha 5%, e Rui Palmeira 2%. A mudança no cenário surge evidentemente porque boa parte do eleitorado de Cunha migrou para Collor, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Foram realizadas 5.026 entrevistas em 99 municípios alagoanos. A margem de erro é de 1,4% para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral (sob o número no TRE/AL-847/2022 e no TSE BR-6810/2022).
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621