A partir desta semana, os deputados federais prometem cruzar os braços e até já suspenderam as votações em plenário, até que o presidente Lula (PT) promova a troca de alguns ministros. A ‘Operação Tartaruga’ traduz o clima de insatisfação dos parlamentares e essa deve ser uma semana ‘inútil’ para o país.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) explicou o momento no Legislativo em apenas uma frase.
"Sabe o que vai acontecer nesta semana na Câmara? Nada."
Os líderes dos partidos aguardam pela nomeação de pelo menos dois deputados do Centrão: André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Já existe consenso de que os deputados não vão votar nada enquanto o presidente não confirmar a minirreforma ministerial.
Enquanto o ambiente esquenta no Parlamento Nacional, Lula tem uma agenda de viagens pelo país. Ele está em Belém (PA), participando da Cúpula da Amazônia e, nos próximos dias, viaja ao Rio de Janeiro, onde vai lançar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo analistas, havia uma expectativa de que, se o Presidente da República tivesse resolvido as trocas ministeriais no último fim da semana, o arcabouço fiscal poderia avançar. Mas, com a indefinição e a ausência do petista em Brasília, qualquer votação fica inviabilizada.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621