Seguindo orientação do Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação, o governador Paulo Dantas (MDB) confirmou que Alagoas terá ponto facultativo durante os jogos da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia, a partir desta quinta-feira (20). Ele explicou que a medida promove isonomia entre as duas seleções (masculina e feminina).
Os servidores públicos estaduais vão poder assistir aos jogos e terão mais duas horas livres após o final das partidas, que serão disputadas pela manhã no horário de Brasília. O Brasil estreia na competição na próxima segunda-feira (24), contra o Panamá, às 8h. Depois, joga contra a França, dia 29 (sábado), e Jamaica, dia 2 de agosto (quarta-feira).
Em São Paulo, empresas de diferentes setores vão liberar funcionários para ver os jogos da seleção feminina de futebol do Brasil na Copa do Mundo. Mesmo não sendo obrigatório, o objetivo da iniciativa é impulsionar a diversidade e valorizar a competição, seguindo o modelo adotado no torneio masculino.
Em Alagoas, a Fecomercio e o SindLojas ainda não se pronunciaram sobre o tema, mas a decisão ficará por conta de cada empresa, que pode ajustar o horário para permitir que os colaboradores assistam às partidas do Brasil. Já de acordo com a Febraban (federação que representa os bancos), as instituições financeiras estão discutindo a adoção de jornadas especiais para os dias de jogos.
A iniciativa não ocorre apenas na iniciativa privada. Na última sexta-feira (14), o presidente Lula (PT) anunciou que os dias de jogos da seleção brasileira serão ponto facultativo também para funcionários públicos federais.
Essa será a primeira vez que o governo de Alagoas vai implantar ponto facultativo durante os jogos do Brasil no Mundial de Futebol Feminino. Vale lembrar que duas aletas do Estado estão na seleção brasileira: As atacantes Marta (eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo) e Geyse Ferreira.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621