O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cedeu a pressão do Centrão e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e deve anunciar, nesta quarta-feira (30), apoio à reeleição do parlamentar alagoano. A federação formada por PT, PCdoB e PV está praticamente definida em apoio à reeleição do presidente do parlamento federal.
E Arthur Lira quer mais: A ideia do deputado Arthur Lira é formar o maior bloco da Câmara, além dos 80 deputados do PT, PV e PCdoB, ou seja, outras legendas também podem aderir ao Novo Centrão que será a base do governo Lula, como o MDB e PSD.
Se o plano de Arthur Lira der certo, ele passará a contar com mais de 10 partidos, se consolidando como o favorito para comandar a Câmara dos deputados por mais dois anos, a partir de fevereiro de 2023, quando ocorrerá a eleição para a Mesa Diretora da Casa.
Vale lembrar que Lira é um estrategista e a manobra aproxima o Centrão, forte aliado do presidente Bolsonaro nos últimos anos, ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em contrapartida, Lula quer que Arthur não interfira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara dos Deputados. Centrão 1 x 0 PT.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621