Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP) está enfrentando uma verdadeira ‘saia justa’ em Alagoas nas eleições para o Governo do Estado. Publicamente, o parlamentar já comentou que seu candidato é Rodrigo Cunha, mas a pré-candidatura de Fernando Collor deixa uma dúvida no ar: O presidente da Câmara vai apoiar qual dos dois senadores?
Analistas políticos mantêm opiniões distintas. Uns acham que nada muda e que Arthur Lira manterá a palavra e seguirá apoiando Rodrigo Cunha para o Governo de Alagoas. Outros ponderam e veem como caminho natural a portabilidade para o senador Fernando Collor, que será o responsável pelo palanque de Bolsonaro no Estado.
Ao menos estas duas pré-candidaturas tem algo em comum. Além de ambos serem Senadores da República, eles também fazem oposição ao grupo do ex-governador Renan Filho, ou seja, trabalham para desbancar o governador-tampão, Paulo Dantas, candidato a reeleição.
As próximas pesquisas devem mostrar Collor ganhando força e em condições de entrar no G4, junto aos demais candidatos que estão tecnicamente empatados nos levantamentos dos institutos que registraram e divulgaram seus dados, recentemente.
Paulo Dantas é o favorito, por estar com a Caneta do Executivo, mas o senador Rodrigo Cunha e o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, pontuam muito bem numa eleição que tem tudo para ir para o segundo turno.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621