Adolescentes que residem nos abrigos institucionais da capital alagoana denunciam o caos nas unidades que acolhem jovens e crianças que não estão recebendo itens de higiene pessoal, há vários meses. Diante das inúmeras reclamações e falta de respostas do prefeito de Maceió, a vereadora Teca Nelma resolveu bancar estes produtos do próprio bolso.
A parlamentar confirmou que recebeu mensagens das adolescentes que residem nestes abrigos, que pedem para que a prefeitura adquira itens de higiene pessoal como sabonetes e absorventes íntimos. Teca lamenta que estas jovens não tenham motivo algum para comemorar o Dia Internacional da Mulher (9 de março) já que são obrigadas a usar pedaços de tecidos ou cortar fraldas para conter a menstruação.
“Não há como comemorar a semana da mulher se nossas meninas, que deveriam ser responsabilidade da prefeitura, seguem usando tecidos e cortando fraldas para contar a menstruação. É inadmissível”, disse Teca.
Esta semana, a vereadora indagou o porquê da prefeitura de Maceió lançar um programa de distribuição de absorventes, se não consegue sequer sanar as necessidades dos equipamentos de sua responsabilidade. Teca reforçou que não é a primeira vez que as meninas denunciam a falta destes itens essenciais.
“Essas crianças e adolescentes são filhos do estado e a prefeitura precisa dar o mínimo de dignidade sobrevivência. E isso não está acontecendo. Fiz questão de ouvir das próprias acolhidas sobre a realidade que vivem e muitas delas sofreram retaliação depois que fiz cobranças por melhorias. E mais uma vez isso está se repetindo”, cobrou a parlamentar.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621