A candidatura do senador Fernando Collor (PTC) ao governo, enfrentando o governador Renan Filho (MDB) fortaleceu e uniu a oposição em Arapiraca, segundo colégio eleitoral do Estado e cidade mais importante do interior do Estado. O eleitorado de Arapiraca que vai decidir a eleição este ano, é de 141.112 eleitores 4% a mais em relação a eleição de 2016.
Um dos motivos para o fortalecimento da oposição, foi a persistência do governador Renan Filho, em manter a chapa “puro sangue” mantendo como companheiro de chapa o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) que não agregou lideranças políticas e empresariais ao grupo de Renan Filho. Existe uma insatisfação generalizada do empresariado local com o governo Renan Filho motivados pela carga tributária do governo.
Até mesmo a categoria dos motoristas dos transportes alternativos estão insatisfeitos com o governo Renan Filho pela constante ação fiscalizadora e repressiva da Arsal no objetivo de cada vez mais arrecadar mais para os cofres do Estado nas rodovias que cortam o Agreste do Estado.
Dos três deputados estaduais que integram a bancada de Arapiraca na Casa de Tavares Bastos, apenas Ricardo Nezinho (MDB) está no grupo governista, enquanto Severino Pessoa (PRB) candidato a deputado federal e Tarcizo Freire (PP) candidato a reeleição, estão no grupo do senador Benedito de Lira e do senador Fernando Collor.
A oposição uniu o grupo do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) o deputado Severino Pessoa a vice-prefeita Fabiana Pessoa e a ex-prefeita Célia Rocha. Dos 17 vereadores que integram a Câmara Municipal de Arapiraca, apenas três estão no grupo governista, são eles; Moisés Machado (PDT) Rogério Nezinho (MDB) irmão do deputado estadual Ricardo Nezinho e Sergio do Sindicato (PPS).
A oposição conta com a adesão da ex-prefeita Célia Rocha candidata a deputada estadual que rompeu com Luciano Barbosa que o introduziu na vida pública, inicialmente como secretário municipal de Finanças no seu primeiro governo, chegando a galgar com o apoio da então prefeita, o cargo de ministro da Integração Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Atualmente estão em caminhos opostos na eleição 2018.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621