Pesquisadores de duas Unidades da Embrapa partilharam, na cidade de Arapiraca, conhecimentos sobre produção de hortaliças e frutas no Canal do Sertão em Alagoas. O canal faz parte do projeto de Transposição do Rio São Francisco, iniciado em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A convite da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Antonio Santiago, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e Flávia Vieira, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), apresentaram os trabalhos de pesquisas com hortaliças e as possibilidades e potencial da fruticultura na área de influência do canal.
Realizado no Polo Agroalimentar da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Arapiraca, o encontro integra ações do Governo do Estado e prefeituras municipais, em parceria com a Embrapa e outros órgãos federais, para capacitação do setor produtivo para qualificar e fortalecer a produção agrícola na área do canal, que já conta com 123 quilômetros de extensão completados.
O encontro reuniu 62 participantes, entre gestores públicos, consultores, técnicos da extensão rural, professores e alunos da Uneal e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de representantes de associações de produtores rurais. As ações contam com a parceria do Governo de Alagoas , prefeituras dos municípios da área de influência do canal, Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Alagoas, Embrapa, Senar e Sebrae Alagoas, Emater Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Uneal, Ufal e Centro Universitário Unifael.
Santiago, que atua na Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, e já comandou a Secretaria de Estado da Agricultura, destaca que Alagoas importa parte significativa dos hortifruti comercializados e consumidos no estado, e que o Canal do Sertão representa um grande potencial de incremento dessa produção local nos próximos anos, mas que o sucesso das iniciativas depende do emprego de tecnologias sustentáveis, inovação e boas práticas no cultivo. Participaram da reunião o superintendente do Mapa em Alagoas Jorge Marques, os secretários de Desenvolvimento Econômico e da Agricultura de Arapiraca, respectivamente, Hibernon Cavalcante e Genivaldo Oliveira, além do subsecretário municipal Josimar da Silva.
Fonte: Embrapa
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621