A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por unanimidade, um requerimento de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), pedindo que seja marcada uma sessão solene para exibição do filme "impeachment - setembro 1957, sexta-feira 13", sessão esta que poderá se feita em sala de cinema adequada para a citada projeção da película. A data ainda será marcada.
No requerimento, o deputado pede ainda, que sejam convidados para a sessão, os responsáveis pela produção, Léo Villanova e Vera Rocha; o historiador Douglas Apratto Tenório; os familiares do ex-governador Sebastião Marinho Muniz Falcão e do ex-deputado Humberto Mendes, como forma de desagravo e reparação ao assassinato ao assassinato de um parlamentar no recinto da Assembleia Legislativa de Alagoas.
O filme é uma produção contemplada com o IV Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A obra aborda um momento crucial na história política de Alagoas: o impeachment de Muniz Falcão e a sangrenta luta ocorrida na Praça Dom Pedro II, no Centro, que ficou marcada como um dos episódios mais violentos da política local. O documentário oferece uma oportunidade para refletir sobre as origens da violência política e entender as raízes de um dos celeiros políticos mais truculentos do país.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621